Indicador de Incerteza da Economia recua 9,2 pontos em fevereiro

0
19

O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) do FGV IBRE recuou 9,2 pontos em fevereiro, para 128,2 pontos. Esta é a primeira vez desde o início da pandemia de covid-19 que o nível do indicador fica abaixo do ponto de máximo anterior a esta crise, alcançado em setembro de 2015 (136,8 pontos). O IIE-BR agora está 13 pontos acima do nível de fevereiro de 2020, último mês antes do início da pandemia no Brasil.

A terceira queda consecutiva do indicador de incerteza foi motivada tanto pelo componente de Mídia – que mede a frequência de notícias de incerteza nos principais jornais de imprensa -, quanto pelo componente de expectativa – que mede a dispersão das previsões para os próximos 12 meses. A melhora dos indicadores tem respaldo no avanço da campanha de imunização contra a covid-19 no Brasil, que, apesar de conturbada, e competindo com a piora da pandemia nos estados, impacta positivamente o cenário econômico e as expectativas dos agentes para um possível retorno à normalização da economia. Apesar dos avanços recentes, situação sanitária ainda difícil, o ritmo relativamente lento da campanha de imunização e a situação fiscal desafiadora tendem a manter os níveis de incerteza ainda acima dos níveis pré-pandemia por algum tempo”, afirma Anna Carolina Gouveia, Economista do FGV IBRE.

Os dois componentes do Indicador de Incerteza recuaram em fevereiro. O componente de Mídia caiu 6,1 pontos, para 122,2 pontos, contribuindo negativamente em 5,3 pontos para a queda do indicador geral no mês. O componente de Expectativas, que mede a dispersão das previsões para os 12 meses seguintes, recuou pela terceira vez consecutiva, agora em 18,2 pontos, para 140,5 pontos, contribuindo para a queda no indicador agregado com 3,9 pontos. Ambos os componentes ainda não devolvem as altas dos piores momentos da pandemia, com o primeiro devolvendo 89% das altas de março a abril de 2020 e, o segundo devolvendo 79% das altas de março a maio de 2020.

Por Portal IBRE FGV

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome