FENACON solicita à Receita prorrogação do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2021

15
10191

Em ofício enviado à Receita Federal na quinta-feira (4/3), a Fenacon solicitou a postergação do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF-2021) por, no mínimo, 60 dias.

Os contribuintes têm até 30 de abril para envio da obrigação. Caso a sugestão da Fenacon seja atendida pela RFB, a previsão é que o prazo final para entrega das declarações fique para o final de junho deste ano.

A ação justifica-se no momento que diversos estados estão aplicando medidas restritivas de locomoção como lockdown e toques de recolher decorrente do aumento dos casos de coranavírus.

Leia o Ofício na íntegra:

OF. P. 008 /2021                                                                                                                Brasília, 04 de março de 2021.

Ao Senhor

José Barroso Tostes Neto

Secretário Especial da Receita Federal do Brasil

Assunto: Prorrogação do prazo de entrega do IR 2021

Prezado Senhor Secretário,

A Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – FENACON, fundada em 26 de abril de 1991, tem como finalidade o estudo, a coordenação, a proteção e representação legal residual das categorias econômicas “empresas de serviços contábeis” e “empresas de assessoramento, perícias, informações e pesquisas”, inseridas no 3º. Grupo – Agentes Autônomos do Comércio – do Plano da Confederação Nacional do Comércio.

Nossa instituição está presente em todo território nacional, através de 37 sindicatos filiados, e representa mais de 400.000 (quatrocentas mil) empresas. Dentre outros segmentos, representamos os empresários contábeis que atendem, de forma direta, mais de 90% de todas as empresas brasileiras, cumprindo um relevante serviço para o Estado, pois operacionalizam todas as obrigações principais e acessórias previstas no nosso ordenamento jurídico e legislações pertinentes.

Com base nisso, a FENACON vem, por meio desta, requerer a sensibilidade da Secretaria da Receita Federal para que o prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda de 2021 seja prorrogado por, no mínimo, 60 dias, tendo em vista que, neste momento, diversos Estados da Federação aplicam diversas medidas restritivas de locomoção como lockdown e toques de recolher.

Em que pese o Fisco ainda não tenha se pronunciado quanto a qualquer dilação de prazo, cumpre à Fenacon ressaltar que boa parte do atendimento realizado pelos empresários contábeis para fins de entrega das declarações do IR de seus clientes já se encontra inviabilizado, em função de tais orientações das autoridades para conter a propagação do vírus e reduzir as taxas de ocupações de leitos em unidades hospitalares.

Diversos contribuintes, especialmente os mais idosos, buscam auxílio de seus contadores para preenchimento da declaração e entrega de documentos físicos. Contudo, muitos escritórios estão operando com apenas 25% da sua capacidade, uma vez que somente em alguns estados a atividade contábil foi considerada essencial.

A medida beneficiará milhares de brasileiros, especialmente os que se encontram no grupo de risco – aposentados e pensionistas que dependem de seus contadores para cumprimento de suas obrigações fiscais.

Temos certeza de que em breve superaremos essa difícil situação e contamos com a sensibilidade da Secretaria Especial da Receita Federal para atenuar os grandes problemas que as organizações contábeis estão atravessando.

Certos de contarmos com a costumeira parceria, colocamo-nos à disposição e reiteramos o nosso interesse em contribuir naquilo que for melhor para o desenvolvimento econômico e social deste país.

Atenciosamente,

Sérgio Approbato Machado Júnior

Presidente da FENACON

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

15 COMENTÁRIOS

  1. Concordo plenamente já estamos tendo problema em atender os nossos clientes também.
    Parabéns pela brilhante iniciativa da Fenacon e vamos aguardar a Receita Federal dar uma resposta.
    Atenciosamente,
    Antonio V Tamburus

  2. poderiam pedir a prorrogação do prazo das certidão negativa, uma vez que muitas empresas necessitam da certidão para continuar sobrevivendo, mas com a pandemia não está conseguindo colocar em dia os tributos.

  3. CRC se manifeste, junte-se aos outros orgãos da classe contábil, e exija essa prorrogação de prazo na entrega do IRPF/2021, pois é quase humanamente impossivel atender os nossos clientes, diante dessa terrivel pandemia de COVID/19.

  4. e as demais obrigações, Defis prazo 31/03, fiquei 20 dias com covid, estou retornando agora e com restrições, e atendendo as emergências, que nos socorre nesta hora???!!!

  5. parabéns pela iniciativa do pedido de prorrogação da entrega IRPF21, todos (contribuintes e escritórios de contabilidades) estão tendo problema para providenciar as declarações, principalmente conseguir informes de rendimentos , esperamos que a Receita Federal, venha atender essa justa solicitação da FENACON.

  6. Boa noite!

    Mais do que justo e tem que prorrogar mesmo.
    Estamos trabalhando o triplo para darmos conta de atender a demanda e ajudar os empresários e contribuintes e principalmente para arrecadar para os cofres do Governo.
    Bora conselho ajude nós contadores para que possamos juntos conseguir mais esta solicitação.
    Abraços.

  7. E esse ano, além da pandemia, houve atraso na colheita e no plantio também, nós que atendemos 100% agricultores, esse ano está muito complicado, com a atividade rural crescendo cada vez mais, apenas dois meses para a entrega da declaração, fica quase impossível, gostaria de reivindicar um mês a mais para entrega do IRFP, assim como as jurídicas, que o final do prazo é sempre 31/05.

  8. Seria ótimo, pois uma das principais dificuldades que creio que a maioria esta passando é em colher as informações das medidas do BEM, uma vez que não temos facilidade em solicitar o extrato dos rendimentos pagos pelo governo federal a titulo de Redução de carga de horario (salario reduzido) e da suspensão, até agora só temos o CNPJ do Ministerio da Economia.

  9. Acredito que a dificuldade para a entrega da dirf abrange muitos mais segmentos da sociedade. Profissionais da área da saúde envolvidos no tratamento da covid estão no limite e sem condições e tempo para fazer a dirf. Acredito que existam outras áreas na mesma situação. O bom senso recomenda que o governo tenha sensibilidade para reconhecer a situação de exceção.

  10. OTIMA SOLICITAÇÃO, POIS NÓS CONTADORES, NÃO TEMOS NENHUM AUXILIO, ALEM DE TER QUE CUMPRIR NOSSAS OBRIGAÇÕES, MULTAS ABSURDAS PELA FALTA DE ENTREGA DE DOCUMENTOS, INVESTIR EM EQUIPAMENTOS PARA FUNCIONARIOS TRABALHAREM EM HOME OFFICE, O QUE MAIS QUEREM DE NÓS, ACHO Q ESSA CLASSE PRECISARIA DE INSALUBRE URGENTE.PARABENS PELA SOLICITAÇÃO, O MINIMO QUE PODERIAM FAZER POR NOS SERIA TBM SUSPENDER O PAGAMENTO DAS ANUIDADES JUNTO AO CRC,
    POIS ESCRITORIOS DE CONTABILIDADE DEPENDEM DO COMERCIO ABERTO, COMERCIO FECHADO, COMO OS EMPRESARIOS FATURAM PARA PAGAR OS CONTADORES?

  11. CONCORDO PLENAMENTE PELA PRORROGAÇÃO DA ENTREGA DO IMPOSTO DE RENDA PARA 30/06/2021, DEVERIA JÁ TE PRORROGADO O QUE ESTÃO ESPERANDO, POR FAVOR OLHE PELA CLASSE CONTÁBIL. OBRIADO NILTON JOSÉ SAMBINI .

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome