Como encantar e fidelizar o cliente com a DIRPF 2021?

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Com o início da temporada de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021, além do incremento de receita, surge também uma nova oportunidade para as empresas de contabilidade conquistarem e fidelizarem seus clientes.

A sofisticação da inteligência fiscal brasileira cresce a cada ano, incluindo a possibilidade de diversos cruzamentos de dados, oriundos de fontes variadas. Nesse cenário, a assessoria contábil para o cumprimento da obrigação torna-se a cada dia mais necessária e percebida como um grande valor agregado pelos contribuintes. Portanto, o período de entrega da DIRPF é o momento ideal para que a empresa contábil possa cativar a sua base de clientes e conquistar novos.

Esse suporte contábil pode ser encarado como uma ferramenta de encantamento do cliente, afinal, é o contador que tem todo o conhecimento das mais diversas legislações que envolvem o processo e que conhece a vida do contribuinte, a origem de suas fontes e como seus recursos foram aplicados e que tem habilidade, portanto, de evitar problemas e reduzir o risco de malha fina. Ou ainda mostrar uma forma de utilização da restituição de forma responsável ou em um investimento.

Mesmo sendo um serviço bastante demandado, é importante que o empresário contábil faça um trabalho de relacionamento com esse assessorado, mande um e-mail informando prazos e novidades do IR, marque um café, nem que seja virtual, para conversar e identificar dados importantes, mostrar para ele que é possível aumentar a restituição ou reduzir o valor pago, tudo dentro da lei, com um bom trabalho. Esse cuidado e atenção certamente traz frutos para essa relação, é motivo para fidelização e ainda de indicação.

Em outra ponta, também é uma grande oportunidade para aqueles contribuintes sazonais, que buscam a empresa contábil apenas nessa época do ano. Faça um trabalho de excelência e tenha certeza que, na primeira oportunidade, também será lembrado.

Apesar de 2020 ter sido um ano atípico, em virtude da pandemia de COVID-19, foram diversas as novidades na DIRPF 2021, entre elas a obrigatoriedade de declarar o auxílio emergencial para quem recebeu mais de R$ 22.847,76 em outros rendimentos tributáveis; possibilidade de restituição em conta de pagamento; criação de códigos específicos para declaração de criptoativos; programa vai calcular o valor isento de aposentados acima de 65 anos; o preenchimento do carnê-leão será realizado pela internet, no site da Receita Federal; a ampliação de acesso à declaração pré-preenchida; entre outras.

Uma dica é elaborar conteúdos sobre essas novidades, orientar sobre os documentos necessários para o momento do preenchimento da declaração, sobre as deduções possíveis e alertar para as práticas mais comuns que levam à malha fina.

Enfim, há vários contadores no mercado capazes de ajudar o contribuinte a prestar contas ao Fisco, mas são poucos os que fazem além, que envolvem o cliente, mostram aspectos e caminhos diferenciados, e que certamente terão a sua marca fortalecida e serão lembrados por isso.

Equipe Contabilidade na TV

O conteúdo deste texto foi extraído do debate promovido pelo Programa “Delas e Com Elas” realizado em 02 de março e que debateu o tema: “IRPF 2021: Conhecimento para encantar seu cliente”.

Assista a íntegra do bate-papo em: https://youtu.be/UbaFrkuTonw.

Ficha técnica do programa:

Apresentação e mediação: Magda Battiston, jornalista e produtora executiva do Portal Contabilidade na TV.

Mediação: Ana Meneguini, criadora da ITM, Estratégia de Marca & Cultura para Diferenciação Competitiva

Participações:

* Lucia Young – tributarista e consultora de treinamentos empresariais

* Mônica Porto – professora e empresária contábil

 

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