Muito além da folha de pagamento! A revolução do departamento pessoal!

0
149

Ao longo dos anos, o departamento pessoal passou por grandes transformações, ultrapassando os aspectos burocráticos relacionados à admissões, demissões e pagamentos, e chegando a uma área de gestão estratégica de pessoas, capaz de gerar diagnósticos e projeções para o suporte às tomada de decisões.

Contudo, para que isso funcione, é fundamental o investimento em sistemas de gestão integrada, que auxiliem no gerenciamento e na organização de um grande volume de dados e que façam a ligação com os demais setores da empresa.

Qual o momento adequado para admitir? Quanto pesa uma contratação malfeita? Qual o impacto de uma demissão para o caixa da empresa? As horas extras são mesmo vantajosas? Quais os prejuízos da produtividade com férias concedidas e não planejadas? Imagine o gestor ter respostas para todas essas perguntas quando precisa da sua assessoria contábil.

O DP hoje pode ser considerado um grande centro de gestão estratégica, possibilitando ao empresário contábil oferecer um grande valor agregado para seu cliente, fornecendo relatórios, indicadores e insights valiosos para as tomadas de decisões, visando a redução de custos, a otimização de processos e potencialização dos lucros.

Na mesma medida das ferramentas tecnológicas, o papel do profissional de departamento pessoal também ganha relevância em um cenário de legislação trabalhista ampla e que muda a todo o momento. É ele quem comanda os sistemas, que parametriza, que estuda e que trata adequadamente as informações cruzadas e processadas, e ao mesmo tempo tem o grande desafio de interpretar e aplicar o emaranhado legal brasileiro, um dos mais complexos do mundo. O ativo humano também faz parte dessa integração necessária, ocupando lugar de destaque.

Outro agente que entra nesse contexto, com impactos profundos nas rotinas do DP, é o eSocial, obrigação acessória, que ainda não substituiu as anteriores, mas que deve se tornar um grande aliado e contribuir decisivamente com esse processo de gestão e integração de dados, passada a fase de implantação, adaptação e entendimento. Em maio deste ano, a exigência chega para as organizações optantes do Simples Nacional, que representam mais de 90% dos clientes das empresas de contabilidade, por isso, agora é tempo de “arrumar a casa” para iniciar bem esse processo.

A pandemia de COVID-19 tem mudado as rotinas das empresas, afetando expressivamente o trabalho do departamento pessoal e funcionando como um catalisador das transformações do setor. Em 2021, os desafios continuam, exigindo dos profissionais da área atenção, atualização permanente, treinamento e disposição. Momento ímpar para o contador mostrar o poder do seu trabalho no desenvolvimento e sucesso do seu cliente.

Equipe Contabilidade na TV

O conteúdo deste texto foi extraído do debate promovido pelo Programa “Delas e Com Elas” realizado em 9 de fevereiro e que debateu o tema: “Folha de Pagamento: bicho de 7 cabeças ou leão adestrado?”, parte da série “Gestão Integrada na sua Empresa de Contabilidade”.

Assista a íntegra do bate-papo: 

Ficha técnica do programa:

Apresentação: Magda Battiston, jornalista e produtora executiva do Portal Contabilidade na TV.

Participações:

*Ana Meneguini, criadora da ITM, Estratégia de Marca & Cultura para Diferenciação Competitiva

*Natália Santos, empresária contábil e consultora trabalhista

*Lilian Rufino – contadora diretora da Eficaz Contabilidade e diretora social do Sescon/DF

*Jefferson Dantas, gestor de RH, especialista em Gestão Empresarial e eSocial.

Confira ainda as duas primeiras edições da série:

😉 *WHATSAPP NEWS*
👉 Entre em nossa lista de transmissão para receber notícias contábeis via Whatsapp: https://bit.ly/3iAdizF

🤩 *TELEGRAM*
👉 Canal de Notícias CONTNEWS: https://t.me/contnews
👉 Canal de Notícias A REFORMA TRIBUTÁRIA: https://t.me/areformatributaria
👉 Canal de Notícias MULHER CONTADORA: https://t.me/mulhercontadora

🤩 *FACEBOOK GRUPOS*
👉 MULHERES CONTADORAS: https://www.facebook.com/groups/mulhercontadora
👉 REFORMA TRIBUTÁRIA: https://www.facebook.com/groups/reformatributaria2020

🧞‍♂️ *SOCIAL MÍDIA*
👊 PORTAL: www.contabilidadenatv.com.br
👊 YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/contabilidadenatv
👊 INSTAGRAM: https://www.instagram.com/contabnatv/
👊FACEBOOK: https://www.facebook.com/contabilidadenatv/
👊TWITTER: https://twitter.com/contabnatv
👊 LINKEDIN: https://br.linkedin.com/company/contabilidadenatv

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome