Foco na gestão e novo papel do contador foram os destaques do CONTNEWS dessa semana

0
57

A edição desta quarta-feira, 10 de fevereiro, do Programa CONTNEWS, trouxe um panorama sobre as últimas novidades dos universos contábil, fiscal e trabalhista, propôs uma reflexão sobre a ascensão do contador na pandemia e sobre a necessidade de sistemas integrados de gestão para as empresas de contabilidade.

A jornalista e produtora executiva do Portal Contabilidade na TV, Magda Battiston, comandou o bate-papo com o convidado especial: o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, José Donizete Valentina; o CEO da Partwork e da ConferIR, Maurício Tadeu de Luca, a analista de negócios da SCI, Jení Schulter, a consultora de treinamentos empresariais, Lúcia Young, e a Fundadora e CEO da G-Click, Cristiane Andrade.

O contador na retomada

Esta edição do CONTNEWS contou com a participação especial do presidente do CRCSP, José Donizete Valentina. Segundo ele, o contador ganhou papel de mais destaque ainda desde o começo da pandemia de COVID-19, ao atuar na linha de frente em busca da sobrevivência e do sucesso das empresas brasileiras no período de crise. “Nunca fomos tão demandados e tivemos participação decisiva nesse suporte às organizações, para que elas continuassem vivas e ainda para os setores essenciais: entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que tiveram ao seu lado o profissional da contabilidade para auxiliá-las”, disse ele, ao ressaltar que mais uma vez o contador provou que a sua profissão é vital e nunca vai deixar de existir.

O também empresário contábil pontuou ainda que, na ausência de ações do Poder Público para dar suporte às empresas, as entidades contábeis tiveram uma atuação marcante. “O CRCSP e as Entidades Contábeis estão realizando um grande trabalho para que o governo reconheça a relevância do profissional contábil e torne o ambiente tributário e de negócios mais estável, favorecendo o empreendedorismo”, destacou.

Gestão integrada na empresa contábil

Seguindo a análise sobre a atuação do contador na pandemia, Cristiane Andrade reafirmou que a crise sanitária impactou diretamente o empreendedorismo, destacando que o empresário contábil que conseguiu atender à enorme demanda surgida, comandando sua equipe e gerenciando o negócio à distância sofreu menos que os demais. “Ele conseguiu atingir seus resultados com um esforço menor, o que traz à tona o questionamento sobre a importância de uma boa gestão para o setor”, explicou.

Neste cenário, a empresária também destacou a relevância do planejamento. “O grande desafio do empresário contábil hoje é trazer esse benefício e disseminar essa cultura dentro do seu negócio. O planejamento está diretamente ligado à gestão integrada e às tecnologias. Como você muda a forma de trabalho, ganha produtividade, analisa a melhor ferramenta ou encontra a automação adequada se não há planejamento?”, questionou ela, ao enfatizar que essas várias integrações é que vão permitir uma boa prestação de serviço e, consequentemente, a percepção de valor pelo cliente.

Em complemento, o empresário Maurício Tadeu informou, baseado em sua experiência como provedor de ferramentas, que apenas 3% do número de escritórios contábeis no Brasil investem em integração. “Ele ganha tempo, consegue se dedicar ao atendimento, à consultoria, mas opta por não investir. Nosso setor ainda dá mais ênfase às questões técnicas em detrimento às gerenciais”.

Em contraponto, o presidente do CRCSSP afirmou que o ano de 2020 foi um divisor de águas e que foi detectado um sinal importante de mudança. “Realizamos mais de 150 temas de treinamento no ano passado, a maioria relacionado à gestão, novos conceitos e tecnologias, e tivemos mais de 450 mil acessos”, disse Valentina, ao ressaltar que a expectativa é que esse movimento se acentue no pós-pandemia.

Contador no papel de cientista de dados

Para Maurício Tadeu a atuação como cientista de dados pode ser vista como uma oportunidade de negócios para o contador. “Cabe ao cientista de dados transformar dados brutos em insights de negócios para as tomadas de decisões, o que nada mais é do que o papel do futuro do contador”, afirmou o empresário, ao ressaltar que a burocracia no Brasil precisa ser reduzida para a melhoria do ambiente de negócios e, nesse cenário, o profissional do setor deixa de priorizar o atendimento ao fisco para mudar o seu foco para a produção de informação.

Hoje o contador produz dados fiscais, financeiros, pessoais, patrimoniais, ativos e passivos, de forma detalhada, para cumprimento das obrigações acessórias. Como cientista de dados, poderá produzir dados de vendas por produto, serviço região ou cliente, tendências de vendas, nível de satisfação de clientes, resultado do período e comparação com outros períodos e muito mais. “É importante frisar que dados sem interpretação não beneficiam o empresário. Portanto, aquele que unir as habilidades técnicas de análise de dados e saber contar histórias será o grande unicórnio, um profissional único e diferenciado”, argumentou.

Sociedade de propósito específico para o Simples Nacional

A consultora Lúcia Young falou dos benefícios da criação de uma Sociedade de Propósito Específico, que reúne empresas do Simples Nacional em uma sociedade limitada, optante pelo Lucro real, para funcionar como uma central de compras. “Muitas empresas não têm poder de negociação para realizar grandes compras e ter preços menores, dessa forma, a SPE permite a união de recursos e habilidades para a execução de objetivos específicos. Elas se juntam sem perder a individualidade”, explicou ela, ao apontar como mais um benefício a capacidade de exportação da sociedade.

Esse tipo de sociedade, de acordo com a consultora, pode ser muito vantajosa para as micros e pequenas empresas e, portanto, os empresários contábeis devem estar preparados para o atendimento à criação da SPE, para não perdendo seus clientes. “Caso a assessoria contábil não trabalhe com o regime do Lucro Real, único possível para a SPE, é preciso reavaliar esse posicionamento de mercado”, explicou Lúcia.

Atualizações do DP

A analista de negócios Jení Schulter falou sobre as mudanças, desde 28/12/2020, em relação ao lançamento e incidências dos atestados e afastamentos. e parcelamento do FGTS. “Fizemos uma série de publicações referentes ao parcelamento do FGTS que podem orientar os interessados e podem ser conferidos no Portal Contabilidade na TV”, disse ela, ao destacar que as três primeiras já foram postadas, com os temas “Valores Pendentes de Recolhimento – http://bit.ly/3d4hl8m”, “Valores Recolhidos a Maior – http://bit.ly/2YVRiIb” e “Emissão de Certificado de Regularidade do FGTS – CRF – http://bit.ly/3pdq629” e a próxima tratará de “Individualização dos Valores”.

A oportunidade de antecipação da adesão à DCTFWeb, cujo prazo termina em 9 de fevereiro, pelas empresas do Grupo 2 do eSocial que em 2017 tiveram faturamento abaixo de R$ 4,8 milhões, foi abordada pela consultora. “É importante que as empresas avaliem essa possibilidade, tendo em vista os benefícios dessa antecipação, como a substituição da GPS, a desobrigação da GFIP para fins previdenciários, a possibilidade de compensação cruzada e de compensação de valores de terceiros”.

Por fim, Jení alertou para a RAIS, cuja publicação de leiaute e manual deve ser feita em breve e o prazo de entrega deve ser estabelecido entre 13 de março a 12 de abril.

Confira a íntegra desta edição do CONTNEWS em:

😉 *WHATSAPP NEWS*
👉 Entre em nossa lista de transmissão para receber notícias contábeis via Whatsapp: https://bit.ly/3iAdizF

🤩 *TELEGRAM*
👉 Canal de Notícias CONTNEWS: https://t.me/contnews
👉 Canal de Notícias A REFORMA TRIBUTÁRIA: https://t.me/areformatributaria
👉 Canal de Notícias MULHER CONTADORA: https://t.me/mulhercontadora

🤩 *FACEBOOK GRUPOS*
👉 MULHERES CONTADORAS: https://www.facebook.com/groups/mulhercontadora
👉 REFORMA TRIBUTÁRIA: https://www.facebook.com/groups/reformatributaria2020

🧞‍♂️ *SOCIAL MÍDIA*
👊 PORTAL: www.contabilidadenatv.com.br
👊 YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/contabilidadenatv
👊 INSTAGRAM: https://www.instagram.com/contabnatv/
👊FACEBOOK: https://www.facebook.com/contabilidadenatv/
👊TWITTER: https://twitter.com/contabnatv
👊 LINKEDIN: https://br.linkedin.com/company/contabilidadenatv

#ContabilidadenaTV #Contabilidade #ContNews

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome