Felicidade, novo foco da gestão estratégica da empresa

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“Não é o sucesso que traz a felicidade. É a felicidade que traz o sucesso”. A frase do pesquisador americano Shawn Achor pode em parte explicar porque o bem-estar no trabalho tem sido colocado como assunto estratégico pelas empresas.

Mais que produtos de qualidade e serviços de excelência, no universo corporativo hoje o sucesso está ligado intrinsecamente a pessoas. Estudos apontam que a felicidade no ambiente de trabalho produz pessoas engajadas, mais produtivas, mais saudáveis e mais criativas, trazendo, na outra ponta, redução dos números de absenteísmo, faltas e turnover, maior comprometimento, participação e resultados.

Felicidade contagia! Portanto, um membro da equipe feliz tem condições de transmitir o seu sentimento e afetar positivamente as pessoas ao seu redor, atrair situações boas e transformar o ambiente. Todo esse cenário resulta diretamente na boa performance das equipes e, consequentemente, na visão que o cliente tem da empresa, ou seja, na construção da reputação e da marca. Se um colaborador atende de forma triste ou enfadonha, tenha certeza que esses sentimentos impactarão a imagem do seu negócio, em contrapartida, o atendimento feito de forma empática e feliz pode transformar o cliente em multiplicador da marca.

Não é fácil a criação de um ambiente feliz, ainda mais em um universo turbulento como o contábil, marcado por questões altamente técnicas, pelo cumprimento de obrigações acessórias, prazos e mudanças legislativas constantes. É utópico pensar em felicidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, 4 semanas por mês e 365 por ano, contudo, é fundamental a adoção de uma postura positiva e ter estratégias e ferramentas diferentes para usar com diferentes pessoas e ambientes.

Engana-se hoje o empresário que considera o aspecto técnico o único essencial para fidelizar o cliente.  Hoje é essencial a disseminação da cultura do atendimento na empresa, fazendo com que cada pessoa, independentemente da função, reúna habilidades como empatia, positividade, capacidade de ouvir e de entender. É preciso ter jogo de cintura e sempre foco na solução, nunca no problema. Quando esse ambiente é criado, a empresa conquista a aptidão para andar sozinha, sem que o gestor tenha que fazer interferências a todo o momento e se preocupar com tudo e todos permanentemente.

Engajamento está diretamente ligado a vínculos psicológicos e emocionais das pessoas, é fundamental ter motivação para estar ali e realizar um bom trabalho, ter um sentimento de utilidade, um propósito claro e ser reconhecido como parte importante do grupo.

Felicidade pode e deve fazer parte da gestão estratégica da empresa. Não tem como ser imposta, mas pode ser trabalhada e construída diariamente. Investir nisso é cuidar da saúde e do sucesso do negócio.

Equipe Contabilidade na TV

O conteúdo deste texto foi extraído do debate promovido pelo Programa “Delas e Com Elas” realizado em 23 de fevereiro e que debateu o tema: “Equipe feliz, cliente feliz! Como criar sinergia entre equipe e clientes, fortalecendo a entrega da sua marca?”, parte da série “Gestão Integrada na sua Empresa de Contabilidade”.

Assista a íntegra do bate-papo em: https://www.youtube.com/watch?v=TOBPyju0QAE&t=21s.

Ficha técnica do programa:

Apresentação: Magda Battiston, jornalista e produtora executiva do Portal Contabilidade na TV.

Participações:

*Ana Meneguini, criadora da ITM, Estratégia de Marca & Cultura para Diferenciação Competitiva

* Marcia Battiston, psicanalista clínica e professora Dra. em psicologia

* Carla Tasso, sócia proprietária da Tasso & Scalzer Contabilidade e presidente do CRC ES.

Confira as quatro primeiras edições da série:

Parte 1 – “Gestão integrada garante a rentabilidade para o seu negócio?” em https://www.youtube.com/watch?v=lNxXyM4ugZA

Parte 2 – “Organize suas entregas e entenda os nichos de seus clientes”, em https://www.youtube.com/watch?v=rC45wciUJqU

Parte 3 – “Folha de Pagamento: bicho de 7 cabeças ou leão adestrado?” em https://www.youtube.com/watch?v=TEPAQSUGLnY

Parte 4 – “Serviços agregados e venda adicional: como fidelizar e vender mais para a mesma base de clientes?” em https://www.youtube.com/watch?v=wVsp0yHxYEw&t=123s

 

 

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