Governo lança Conselho para discutir com o setor privado a inserção internacional do país

0
33

Primeira reunião do Conex será na quinta-feira (10/12); expectativa é criar condições de competir em pé de igualdade com economias mais fortes

O governo federal e o setor privado vão discutir amanhã, quinta-feira (10/12), políticas relacionadas à ampliação da inserção do Brasil na economia internacional, durante a primeira reunião do Conselho Consultivo do Setor Privado (Conex). A iniciativa é da Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Economia e conta com a participação da sociedade civil e de empresas brasileiras para debater e promover medidas com foco em resultados concretos de comércio exterior.

“O objetivo do Conex é oxigenar o debate com vivas experiências do setor privado. A configuração do Conselho é uma iniciativa inovadora por ser composto também por porta-vozes dos consumidores e de empresas de setores e portes distintos”, explica o secretário-executivo da Camex, Carlos Pio.

A primeira reunião do Conex começará às 14h30, por videoconferência, trazendo para o centro do debate discussões, estudos e recomendações de propostas específicas para enfrentar os desafios da expansão internacional da economia brasileira. Foram nomeados pesquisadores independentes, a fim de trazer as melhores evidências mundiais para promover uma maior internacionalização da economia brasileira.

O propósito é aumentar a produtividade das empresas, a competitividade da economia e os ganhos de bem-estar que o comércio internacional pode oferecer ao país. “A expectativa é que, com o novo Conselho, o Brasil tenha mais condições de competir em pé de igualdade com outras economias exitosas”, explica Carlos Pio.

O papel da Camex

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Economia é o órgão responsável por elaborar políticas públicas direcionadas ao comércio exterior e à atração de investimentos diretos.

Suas decisões visam dar conta da missão de ampliar a inserção da economia brasileira no mercado internacional. Esse trabalho não pode ser realizado sem que o setor privado esteja envolvido nessa discussão.

Nesse sentido, a Camex criou o Conselho Consultivo do Setor Produtivo (Conex), um colegiado representado por membros da sociedade civil, incluindo a academia, e pelo setor empresarial.

Com duas reuniões no ano, o Conex aprofundará o debate em torno da maior presença do Brasil na economia global, buscando elementos e argumentos que cooperem com o governo brasileiro para a elaboração de políticas que favoreçam o comércio exterior brasileiro e a atração de investimentos.

Por Ministério da Economia

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome