Comef mantém Adicional Contracíclico de Capital em 0%

0
28
Em sua 43ª reunião, o Comitê de Estabilidade Financeira do Banco Central (Comef) decidiu manter o Adicional Contracíclico de Capital Principal relativo ao Brasil (ACCPBrasil) em 0%, conforme fixado pelo art. 3º da Circular nº 3.769, de 2015. A decisão seguiu os princípios e objetivos descritos no Comunicado nº 30.371, de 30 de janeiro de 2017.
O Comitê considera que o sistema financeiro apresenta resiliência frente aos riscos decorrentes da atual pandemia. Os bancos em geral mantêm voluntariamente capital e liquidez em níveis superiores aos requerimentos mínimos prudenciais e sua resiliência é verificada por meio de análises e testes de estresse avaliados nas reuniões do Comef e divulgados no Relatório de Estabilidade Financeira (REF).
O Comef verificou que o crédito tem mantido o ritmo de crescimento, a despeito da redução da atividade econômica. As políticas adotadas pelo Governo têm logrado estimular o crédito. Consideradas as condições atuais e as expectativas quanto ao comportamento do mercado de crédito e dos preços dos ativos, o Comef considera apropriado manter  ACCPBrasil em 0% ao longo de 2021.
O Comef voltará a se reunir ordinariamente em 2 de março de 2021.
Clique para ver o Comunicado nº 36.418.
Por Banco Central do Brasil

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome