Evento do Sebrae mobiliza lideranças em todo o Brasil

0
24

Conferência gratuita, com mais de 22 horas de conteúdo, conta com a participação de líderes nacionais e internacionais

Teve início na terça-feira (27) e segue até quinta-feira (29) o maior evento de líderes do Brasil, o Líderes em Movimento, realizado pelo Sebrae, de forma 100% digital. Durante os três dias de programação, líderes institucionais, públicos, empresariais, jovens e mulheres que participam do diálogo público, com poder de influenciar setores econômicos, comunidades, cidades, estados e país têm acesso a mais de 22 horas de conteúdos com os principais speakers do cenário nacional e internacional para potencializar habilidades e impactar a retomada do cenário pós-pandemia. São mais de 10.300 inscritos no evento.

Na abertura, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, falou sobre o lançamento do Polo Nacional de Liderança do Sebrae, que traz uma proposta de formação, conexão e inspiração para lideranças do Brasil para alavancar mudanças em todo a sociedade.

“Estamos convocando as lideranças que já passaram pelos consórcios e pelos programas de desenvolvimento territoriais para fazerem parte deste time de pessoas que vão mudar a realidade do Brasil”, disse.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, o evento vai formar uma grande rede que permite o compartilhamento de ideias e práticas inspiradoras.

Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, destacou a importância do evento ao gerar o compartilhamento de ideias e práticas inovadoras

“Essa aproximação, esse foco coletivo para superar esse momento, tem nos pequenos negócios uma grande oportunidade. Pois, eles fazem e farão toda a diferença. Com apoio do Sebrae e de nós todos, eles podem ser a força para transformar todo esse cenário”, pontuou.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, reforçou a proposta do evento, que é de estimular líderes com poder de influenciar cidades, estados, o país, setores econômicos e as comunidades onde vivem.

“O evento somará uma experiência rica e inovadora dentro da proposta de estimular e potencializar líderes de todo o Brasil que participem do diálogo público com poder de influenciar setores econômicos, comunidades, cidades, estados e o País.”, frisou.

A programação de palestras foi aberta com a apresentação do cientista da computação indiano e teórico da educação, Sugata Mitra, que atraiu a atenção do mundo ao fixar um computador na parede de uma favela, na Índia, em 1999. A interação aconteceu com a participação do diretor de Operação do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini.

Sugata Mitra abriu o ciclo de palestras que contou com a participação do diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cézar Agostini

“Muitas pessoas acham que uma ideia original começa com um conceito e uma visão. No meu caso não foi assim”, contou. A ideia inicial do indiano era analisar o que as crianças fariam com aquele computador, qual seria a atitude delas e se geraria interesse. Após uma semana, sem entender uma única palavra em inglês, as crianças começaram a baixar jogos. “O que está acontecendo? Quando eu disse a outras pessoas que elas não tinham supervisão de um adulto, todos acharam um absurdo”, relatou.

A iniciativa chamou a atenção, e o cientista político apostou na comunicação para contar sobre o experimento e receber investimentos para os próximos passos. A ideia era instalar mais computadores em outros países, o que permitiu a criação dos chamados Ambientes de Aprendizado Auto Organizados (SOLE). “Funcionou na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Europa e, a cada passo, eu pensava em novas forma de fazer aquilo e de inovar”, disse. Foi nesta etapa que Sugata Mitra criou a “nuvem de avós”, que contou com a participação voluntária de pessoas de diferentes partes do mundo, com o papel de apenas elogiar o aprendizado das crianças e pedir que ensinassem como fazer algo.

Diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, reforçou a proposta do evento, que é de estimular líderes com poder de influenciar cidades, estados, o país, setores econômicos e as comunidades onde vivem

Em 2013, conquistou o Prêmio TED, organização sem fins lucrativos nascida nos Estados Unidos e dedicada a divulgar ideias que  buscam uma compreensão mais profunda do mundo. Com a premiação de US$ 1 milhão, o indiano projetou sua ideia, o Self Organised Learning Environments (SOLE). “O prêmio significava para mim que alguém, em algum lugar do mundo, estava convencido de que aquilo que eu falava tinha valor”, comentou.

Além dele, outros líderes que fizeram a diferença na comunidade que atuam, no país ou no mundo também marcaram presença no primeiro dia do maior evento de liderança do Brasil. A programação completa do evento pode ser acessada em https://sebraelideresmovimento.com.br.

Por Assessoria de Imprensa Sebrae/PR*

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome