Coalizão Digital SP ABC – CDSP ABC completou um ano

0
22

Artigo escrito por Ary Silveira Bueno*

O PLANO É DE VISÃO DE FUTURO – A EXECUÇÃO É DE PRÁTICA NO PRESENTE

Criada em 20/07/2019, a CDSP ABC comemorou virtualmente o seu 1º Aniversário em 20/07/2020.

Participe deste Movimento e Momento Especial da Transformação Digital, fortemente em curso no Brasil, juntamente com as entidades abaixo.

PROPÓSITO DA CDSP ABC

Como integrante do Sistema Nacional para a Transformação Digital – Decreto 9319/2018 e com ele do Sistema Nacional de Coalizões Digitais Regionais do Brasil 5.0, representantes de 13 instituições criaram em 2019 a CDSP ABC.

Hoje ela conta com mais de 3 dezenas de entidades, como: ABES, ABRH, AGERH, ABRAT, FEI, IMT, FSA, UFABC, IMTD – MicroPower, ITESCS, SEBRAE/SP e outras. Pequenas, médias e grandes empresas, também entregam importantíssimas contribuições, para o cumprimento do seu especial Propósito.

Essas entidades assumiram o Protagonismo para a Transformação Digital na Região do ABC Paulista, com o propósito de estimular iniciativas que apoiem e promovam o desenvolvimento da Economia Digital e estejam alinhados com a E-Digital – Estratégia Brasileira para Transformação Digital.

Ela apresenta o potencial de adicionar USD 115 bilhões ao PIB brasileiro até 2025, ampliar e melhorar os Serviços Digitais aos Cidadãos e reduzir o custeio da Administração Pública nos Municípios, suas respectivas Regiões e consequentemente em seus Estados.

E-DIGITAL – SUA CONTRIBUIÇÃO PARA MELHORIA DA VIDA DOS CIDADÃOS

A E-Digital estabeleceu a estrutura de governança, para a Implantação da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital.

Ela está fundamentada em 9 eixos que visam harmonizar as iniciativas do Executivo Federal, relacionadas ao ambiente digital, com o objetivo:

  • de potencializar a aplicação das tecnologias atuais e emergentes, para promover o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável e inclusiva;
  • de promover o ecossistema de Inovação e Empreendedorismo;
  • de aumentar a Competitividade dos negócios; e
  • de aumentar os níveis de emprego e renda no País.

Ela está   estruturada em  eixos de Transformação, sendo três deles para estimular a Economia Digital: 

  • Economia baseada em dados;
  • Um mundo de dispositivos conectados; e
  • Novos modelos de negócios.

Com o objetivo de promover:

  • a informatização,
  • o dinamismo,
  • a produtividade das Pessoas;
  • e a competividade da Economia Brasileira, como forma de acompanhar a Economia Mundial.

Ressalte-se que a Região do ABC, tem potencial de adicionar USD 1,5 bilhão ao PIB Regional, até 2025.

Destaque-se ainda, que a contribuição da Indústria ao PIB Regional, caiu nos últimos 15 anos para praticamente pela metade, representando atualmente pouco mais de 20% e o setor de serviços se aproxima de 50% do PIB. Deseja-se que a forte Transformação Digital, possa frear este cenário de queda expressiva no PIB, por parte da Indústria. É hora da Indústria 4.0!

quarto eixo:

  • Cidadania e Governo Digital,é para tornar o Governo Federal mais acessível à População, mais eficiente em prover serviços ao Cidadão, em consonância com a Estratégia de Governo Digital, atualizada pelo Decreto 10.332/2020.

E 5 eixos Habilitadores:

  • Infraestrutura e acesso às tecnologias de informação e comunicação, com o objetivo de promover a ampliação do acesso da população à internet e às tecnologias digitais, com qualidade de serviço e economicidade;
  • Pesquisa, desenvolvimento e inovação,com o objetivo de estimular o desenvolvimento de novas tecnologias, com a ampliação da produção científica e tecnológica, e buscar soluções para os desafios nacionais;
  • Confiança no ambiente digital,com o objetivo de assegurar que o ambiente digital seja seguro, confiável, propício aos serviços e ao consumo, com respeito aos direitos dos cidadãos;
  • Educação e capacitação profissional,com o objetivo de promover a formação da sociedade para o mundo digital, com novos conhecimentos e tecnologias avançadas e prepará-la para o trabalho do futuro; e,
  • Dimensão internacional, com o objetivo de fortalecer a liderança brasileira nos fóruns globais relativos a temas digitais, estimular a competitividade e a presença das empresas brasileiras no exterior, e promover a integração regional, em economia digital.

Aos 9 eixos, estão associadas 100 Ações Estratégicas, que foram definidas a partir de um Diagnóstico do nível de aplicação das tecnologias atuais e emergentes, para atender a Sociedade e os Negócios que a compõem.

A partir daí foi estabelecida uma Visão futura, de onde se pretendia chegar em um horizonte de 10 anos, para atender de forma humana e sustentável as demandas futuras da Sociedade 5.0.

Para tanto, criando Novo modelo social que busca prover os serviços necessários para o bem-estar a qualquer hora, em qualquer lugar e para qualquer Pessoa, de forma integrada e harmônica do ciberespaço com o mundo físico. Pretendia-se também   atender ao planejamento de Cidades totalmente conectadas   – Cidades Inteligentes. 

Neste contexto, a  E-Digital com os seus 9 eixos e com as  suas 100  Ações Estratégicas, para atender as demandas da Pessoa 5.0, que compõe a Sociedade 5.0viabilizará  a construção dos Municípios 5.0, como células do Brasil 5.0, suportado pela  Educação 5.0 e por uma  Economia 5.0,  que é  constituída dos Negócios 5.0 e dos Governos 5.0.

PROPÓSITO DO BRASIL 5.0

É o de consolidar os fundamentos que habilitem o Brasil a exercer o Protagonismo na Transformação Digital Global, juntamente com os países líderes no tema, através de uma jornada que potencialize o ciclo virtuoso do empoderamento e da produtividade da PESSOA 5.0, competitividade dos NEGÓCIOS 5.0, efetividade do GOVERNO 5.0, o fomento da ECONOMIA 5.0 e a construção da SOCIEDADE 5.0 com qualidade de vida, inclusão e sustentabilidade: Econômica, Social e Ambiental.

RESUMO SOBRE A REVOLUÇÃO TRAZIDA PELA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Por todo o exposto, quanto aos claros Propósitos da E-Digital e da CDSP ABC, podemos afirmar que compartilhamentos com trocas de   experiências, melhores práticas, lições aprendidas e novas ações empreendidas e executadas, são Essenciais para os bons resultados esperados e desejados da Transformação Digital.

Isso tudo, para que se possa   beneficiar a Sociedade brasileira de um modo geral, trazendo melhorias efetivas para o seu bem estar e aumento da qualidade de vida, colocando a Pessoa 5.0, como centro de todas as iniciativas da Sociedade.

Conheça e Venha para a CDSP ABC ou procure pela Coalizão Digital de sua Região, para juntos construirmos uma Sociedade 5.0 e um Brasil 5.0, de Verdade.

Visite-nos! https://institutomicropower.com/coalizao-digital-sp-abc/ 

*Ary Silveira Bueno – Curador da CDSP ABC

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome