Orientações sobre o Parcelamento do FGTS da MP 927

23
4307

Olá pessoal!

📌 Diante de tantas dúvidas e problemas que todos vem enfrentando no Parcelamento do FGTS, tentei buscar algumas respostas que podem ajudar no dia a dia.

📣📣📣📣📣

1️⃣ Quando ocorrerá a baixa da 1ª parcela já paga?
➡️ As parcelas pagas pelo SEFIP até o dia 11/07 já foram abatidas. No caso de GRFs pagas e não consideradas, apresentar por meio da caixa postal [email protected] o protocolo de transmissão e comprovante de pagamento para análise e orientação.

2️⃣ Foi identificado falha na apuração dos valores do parcelamento pela CAIXA? Quais? Qual previsão de ajustar?
➡️ Foram identificadas declarações realizadas até o dia 20/06 e que não foram apropriadas pela CAIXA e também os valores relativos ao 13º que não foram considerados na apuração do parcelamento. Estes valores serão apurados e apropriados de modo a compor as parcelas de 04 a 06 do parcelamento.

3️⃣ Como identificar quem está no valor da 1ª parcela se recolhi via GRDE ou via GRFGTS?
➡️ Para a GRDE e GRFGTS o empregador deve considerar a competência mais antiga seguida dos trabalhadores com data de admissão mais antiga para a mais recente. Deve ser considerado o último arquivo para uma “chave” do SEFIP onde, especialmente, o código de recolhimento é considerado conforme definido no manual do usuário do SEFIP.

4️⃣ Se recolhi a 1ª parcela via Sefip, posso entender que os empregados colocados na modalidade branco é que entraram no recolhimento da 1ª parcela, certo?
➡️ Sim, os empregados informados no SEFIP com 100% da remuneração devida para a competência mais antiga, estes irão compor o abatimento no saldo do parcelamento.

5️⃣ Valores de Antecipações, em determinados casos, aparece MARÇO com encargos, porque?
➡️ Os valores recolhidos em GRDE ainda não foram abatidos dos parcelamentos. No caso de GRF ou GRFGTS pagas e não consideradas, apresentar por meio da caixa postal [email protected] o protocolo de transmissão e comprovante de pagamento para análise e orientação.

6️⃣ Empresas CEI ainda não conseguem acessar seu parcelamento via portal GRFGTS. O que fazer?
➡️ Para empresas com inscrição CEI é previsto o acesso pelo certificado do responsável do arquivo declarado ou por quem tem a procuração específica da MP 927 no conectividade social. Situação diferente destas pedimos apresentar, por meio da caixa postal [email protected] o protocolo de transmissão e tela de impedimento do acesso para análise e orientação.

7️⃣ Em caso da antecipação estar sendo feita pela Sefip (mesmo para empresas com menos de 400 empregados) vai abater?
➡️ Todos os recolhimentos realizados para as competências suspensas serão consideradas no abatimento.

8️⃣ Se o usuário Regularizar o Parcelamento de forma indevida, faz o que para acertar?
➡️ Conforme previsto na Cartilha Operacional MP 927/20, deve ser utilizada a função ATIVAR GUIA.

9️⃣ Já pode emitir a 2ª parcela do Parcelamento?
➡️ Sim, o sistema está disponível para emitir guias para as empresas com até 400 empregados.

🔟 Quanto a instabilidade do Portal, alguma novidade?
➡️ A TI da CAIXA está atuando na melhoria do desempenho da aplicação visando sua estabilização.

1️⃣1️⃣ Quando os valores não batem, o que fazer exatamente?
➡️ Verifique se até o dia 20/06 foram declarados valores de 13º a serem considerados no parcelamento ou valores no código 650 que não devem ser considerados. Estão em desenvolvimento soluções para tratamento destas duas condições.

1️⃣2️⃣ Quanto aos erros de competência e valores na hora do pagamento da guia, alguma orientação?
➡️ Na hipótese de pagamentos a maior ou menor, as diferenças devem ser compensadas e parcelas vincendas.

1️⃣3️⃣ Quem recolher via GRDE vai precisar realizar a individualização, como orientado em e-mail a CAIXA?
➡️ Não. A CAIXA está desenvolvendo alternativas para promover a individualização a partir da declaração prestada até o dia 20/06, entretanto, caso o empregador tenha urgência em promover a individualização, pode apresentá-la via SEFIP, considerando a competência mais antiga e o trabalhador com data de admissão mais antiga para mais recente e 100% da remuneração desse trabalhador até atingir o valor pago na GRDE. A individualização da GRDE pelo SEFIP deve observar orientações divulgadas para realizar as antecipações, por exemplo.

♦️ A equipe da CAIXA está dedicada na homologação de uma versão que deve ser disponibilizada esta semana com algumas soluções, inclusive para a guia de antecipação e 2ª parcela para todas as empresas. Esperamos que com isso resolva os principais pontos!

Jení Carla Fritzke Schulter
Consultoria SCI – www.sci.com.br

Fique a vontade para repassar estas dicas para seus colegas e nas redes sociais, somente mantenha a fonte da informação!

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

23 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde!

    Em qual comunicado da caixa está a orientação da pergunta número 02?

    2️⃣ Foi identificado falha na apuração dos valores do parcelamento pela CAIXA? Quais? Qual previsão de ajustar?
    ➡️ Foram identificadas declarações realizadas até o dia 20/06 e que não foram apropriadas pela CAIXA e também os valores relativos ao 13º que não foram considerados na apuração do parcelamento. Estes valores serão apurados e apropriados de modo a compor as parcelas de 04 a 06 do parcelamento.

    • Olá João!
      Em muitas das respostas que dou não tem um comunicado oficial da CAIXA.
      Elas são informadas pra mim através dos questionamentos que faço à eles, devido ao acesso direto que tenho com a instituição.
      Att.
      Jení

  2. Bom dia! Para pagar a primeira parcela do parcelamento do FGTS, fiz via Sefip, pois até hoje o site conectividadesocial não aparece o parcelamento pra mim. Depois que fiz o pagamento da 1º parcela apareceu o parcelamento na Conectividade pelo Regularidade do FGTS, porém as parcelas não batiam os valores, no entanto desde terça-feira dia 22/07, não aparece mais as demais guias e diz que a empresa não tem impedimentos. Como proceder neste caso? Não posso fazer a segunda parcela via Sefip pois agora já esta gerando com juros, correto?

  3. Bom dia! Realizamos o abatimento de um funcionário indevidamente, agora meu parcelamento está com o valor a menor. Não consigo incorporar mais a competência deste funcionário ao parcelamento na opção reativar.
    O que devo fazer? Não consigo contato com a caixa.
    Obrigada.

    • Olá Isabella!
      Agora tem que recolher pela Sefip, pois esse processo não dá pra reverter, inclusive tinha uma mensagem lá informando disso.
      Att.
      Jení

    • Olá Irma!
      Esses pagamentos antecipados são automaticamente deduzidos do saldo a pagar.
      Att.
      Jení – articulista do Portal Contabilidade na TV

  4. RECOLHI A 1ª PARCELA NORMALMENTE NO DIA 07/07/2020, MAS ATÉ AGORA NÃO FOI INDIVIDUALIZADO OS VALORES NA CONTA DOS FUNCIONÁRIOS. APESAR DE CONSTAR NA GUIA DE REGULARIZAÇÃO DO PRÓPRIO SISTEMA DA CEF. COMO ESCLARECER AO FUNCIONÁRIO DESLIGADO.

    • Olá Givaldo!
      Quem faz o processo de individualização é a própria Caixa, infelizmente nesse caso do Parcelamento está mais demorado. Mas precisa aguardar.
      Att.
      Jení – articulista do Portal Contabilidade na TV

  5. boa noite,
    fiz o parcelamento e paguei a primeira parcela dentro do prazo dia 07/07 mas ainda não baixada , aparece em atraso, o que devo fazer??

    • Olá André!
      A CAIXA já está ciente e providenciando o ajuste. No áudio publicado hoje foi dado uma paliativa.
      Att.
      Jení – articulista do Portal Contabilidade na TV

  6. Bom dia!!

    Fiz o parcelamento e paguei a primeira parcela dentro do prazo dia 07/07 mas ainda não baixada , aparece em atraso, o que devo fazer??
    Solange Belchior

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome