Coalizão Digital ABC – CDABC Finaliza Pesquisa

0
36

Ela revela os Profissionais de TI e de Comunicações – TIC mais demandados, em tempo de forte Transformação Digital.

A Transformação Digital na Região do ABC tem potencial de acrescentar até US$1.725 bi ao PIB Regional, até 2.023.

O ambiente de inovação em curso demanda profissionais com novas formações, domínios e habilidades, para atender a procura gerada pela adoção de tecnologias emergentes.

“As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na vida de todos: em casa, no trabalho, nas escolas, nos meios de comunicação e nas relações sociais”, pontua Roberto Ribeiro da Cruz, curador da CDABC, fundador e presidente do C. ADM. da Pixeon.  “Para que o Brasil possa tirar pleno proveito da revolução digital, colhendo todos os benefícios que a sociedade da informação e do conhecimento tem a oferecer, a economia nacional deve se transformar, com dinamismo, competitividade e inclusão social, absorvendo a digitalização em seus processos, valores e conhecimento”, destaca o executivo.

Nos últimos 20 anos, o ABC tem sofrido forte desindustrialização e o setor de serviços tem se ampliado, representando atualmente algo próximo de 50% do PIB Regional.

A CDABC objetiva que, com o aproveitamento de profissionais das entidades educacionais locais, as empresas se desenvolvam em seus níveis estratégico, organizacional, cultural e tecnológico, gerando mais oportunidades e, por consequência, riquezas à região, podendo com isso,  em futuro breve, vir a ser um grande e expressivo polo tecnológico.

Transformação digital é sobre pessoas e não tecnologia

Ela é muito mais do que uma simples digitalização de processos.

É um novo conceito de sociedade (Sociedade 5.0), um novo modelo organizacional, um novo conceito de gestão e tudo caraterizado por uma nova mentalidade, o Agile Mindset, para a qual poucos estão preparados. É hora certa da Pessoa se transformar e se reinventar!

Para que a Transformação Digital aconteça efetivamente em seus diferentes níveis, seja na sociedade, nos negócios e no governo (tudo 5.0), precisamos das Pessoas 5.0. Elas devem ser protagonistas desta transformação, bem como, para uma possível e necessária construção de uma Nova Economia, uma Economia 5.0. O fator humano é a força catalisadora por trás da evolução e revolução dos negócios, que a Transformação Digital potencializa, em tempo de pandemia.

Mapeamento de Demandas por Profissionais de TIC

A CDABC realizou esta pesquisa, para identificar e mapear as demandas de Profissionais de TIC, com o objetivo de atuar junto as instituições que formam e capacitam estes profissionais, para mitigar a carência de profissionais especializados em TIC, no ABC.

A CDABC contou com muito importante ajuda da Solução Qlik Sense, para analisar, estabelecer recortes e interpretar os ricos dados da pesquisa.

Conclusão da Pesquisa

As interessantes e úteis conclusões da pesquisa, podem ser obtidas através do Caderno de Pesquisa, disponibilizado no site https://institutomicropower.com/biblioteca/

Por Ary Silveira Bueno – Curador da CDABC

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome