InovAtiva Conecta apresenta soluções desenvolvidas por startups para enfrentar a crise do coronavírus

0
22

Empreendedores relatam aumento no número de usuários e contato com investidores após participar do evento realizado pela Sepec e Sebrae

A Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) promoveu, nos últimos dois meses, uma série de eventos virtuais para apresentar a governantes, investidores, empresas e pequenos negócios do país soluções inovadoras para combater os efeitos do novo coronavírus na saúde e na economia.

O InovAtiva Conecta: Covid-19, realizado em parceria com o Sebrae, trouxe 66 startups brasileiras com as mais diversas tecnologias voltadas para testes rápidos, telemedicina, monitoramento epidemiológico, otimização de recursos em hospitais, vendas on-line, delivery, trabalho remoto, entre outros setores.

Os demodays, como são chamadas as rodadas de apresentação das startups, contaram com a curadoria da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e apoio da Comunidade Governança & Nova Economia (Gonew.co).

Na última quarta-feira (27/5), o InovAtiva Conecta: Covid-19 chegou à sua nona e última edição, com soluções de marketing e comunicação digital para micro e pequenos empreendedores (MPEs). Oito startups participaram do evento: Rocket.Chat, Ramper, LeadFinder, Take, Local Chat, Hubify, 2Pcom e Leadlovers.

Como resultado, os empreendedores participantes do InovAtiva Conecta:Covid-19 relataram expansão na base de usuários e contato com potenciais investidores e clientes.

“A Sepec trabalha firme para reduzir o impacto do novo coronavírus no setor produtivo, manter empregos e levar, ao mesmo tempo, inovação para as empresas brasileiras”, comentou o Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa. “Estamos construindo estratégias para uma retomada eficiente e planejada.”

“O Sebrae, ao lado do Ministério da Economia, vem trabalhando para reduzir os impactos da crise. Para isso, multiplicam-se as medidas para atenuar os efeitos do coronavírus”, explicou o presidente do Sebrae, Carlos Melles. “De uma maneira geral, há grande aceitação pelas iniciativas que vêm sendo anunciadas. Apesar da visão macro para preservar o setor, estamos monitorando diariamente o segmento para que ninguém fique para trás. Objetivo que estamos alcançando também nessa parceria realizada pelo InovAtiva Brasil.”

O subsecretário de Inovação e Transformação Digital da Sepec/ME, Igor Nazareth, destacou o trabalho de todas as instituições envolvidas na realização do evento. “Organizamos, ao lado do Sebrae e da ABStartups, uma intensa força-tarefa para toda semana apresentar soluções inovadoras que podem ser adotadas para enfrentar os impactos da Covid-19”, disse.

Foram três edições focadas em saúde e cinco voltadas para desafios enfrentados por pequenos negócios. A Sepec também realizou um evento em que instituições públicas e privadas apresentaram instrumentos de apoio voltados especificamente a startups com soluções para a crise do novo coronavírus.

O InovAtiva Conecta: Covid-19, lembrou o subsecretário Igor Nazareth, foi realizado por meio do InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, realizado pela Sepec/ME e Sebrae.

“O InovAtiva Brasil, além de acelerar empresas, oferecer mentorias especializadas e ampliar a conexão dos empreendedores, realiza o mapeamento de oportunidades, recursos, chamadas, soluções e cursos para startups”, disse.

Clientes e investidores

A AtomTech, participante do demoday “Gestão de Pessoas e Trabalho Remoto”, apresentou aos espectadores do “InovAtiva Conecta:Covid-19” a ferramenta Kanvas Cards, que permite a criação e customização de canvas e kanbans em atividades de planejamento com equipes presenciais e remotas. Em pouco mais de vinte dias, a startup teve aumento em 30% no número de inscritos em sua plataforma gratuita. Os empreendedores também receberam novas propostas para serviços profissionais.

Já a healthtech Mindify, que participou da terceira edição do evento, em abril, afirma ter recebido contato de grupos hospitalares, interessados na automação de protocolos de triagem e acompanhamento residencial e de protocolos assistenciais no ambiente hospitalar.

“Quando finalizadas as negociações poderemos ajudar a atender aproximadamente um milhão de pacientes com protocolos do Covid-19 e protocolos correlatos às suas comorbidades”, calcula o empreendedor André Ramos. “Hoje, já atendemos operadoras que cobrem 5 milhões de vidas”, completou.

A Assina Saúde apresentou em abril, na terceira edição do evento, um plano de cuidados de saúde remoto por meio de telemedicina, com equipe médica multidisciplinar. Após o evento, os empreendedores foram abordados por investidores e empresas de diferentes setores interessados em fornecer os serviços da startup para seus funcionários.

As íntegras de todos os demodays estão disponíveis no YouTube do InovAtiva Brasil.

InovAtiva Conecta: Covid-19 – Resultados

# 9 edições
# 29 soluções voltadas para saúde e epidemiologia
# 47 soluções para MPEs
# Mais de 1,8 mil espectadores
# Mais de 2,5mil visualizações

Conheça as soluções apresentadas para micro e pequenos empreendedores

Por Ministério da Economia

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome