Din, assistente virtual do BC, estreia no Twitter

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Bot auxiliará o cidadão a obter informações e a acessar os serviços prestados pelo Banco Central de forma mais simples e rápida.

A partir de segunda-feira (9), o perfil do Twitter do Banco Central passa a contar com o Din, seu assistente de inteligência artificial (chatbot). O Din vai ajudar os usuários a obter, de forma imediata e automática, diversas informações, como cotação de moedas, inflação, rentabilidade da poupança, e a conseguir relatórios do BC, importantes para a vida financeira do usuário.

O Din, que já atua na página do Extrato do Registro de Informações (Registrato), no site do Banco Central, possibilita que cidadãos e empresas obtenham informações sobre contas e relacionamentos em bancos (CCS), empréstimos e financiamentos (SCR), operações de câmbio e até certidão negativa para pessoas que não possuem relacionamentos bancários.

O Din disponível no Twitter terá um escopo de atuação ainda maior, prestando informações e esclarecendo dúvidas sobre cotação/conversão de moedas, taxa Selic, inflação, rentabilidade da poupança. Também ajudará a obter relatórios sobre a vida financeira do usuário (incluindo consultas sobre cheques sem fundos e dívidas com o governo federal), entrar em contato com o BC e registrar reclamações contra bancos e demais instituições financeiras.

De acordo com Maurício Moura, diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania, com o Din no Twitter, o BC quer ampliar o acesso dos cidadãos ao rol de serviços oferecidos pelo Banco.

“Existem boas experiências com o uso de chatbots no Twitter. Então, levamos para lá os serviços mais solicitados pelos cidadãos que buscam informações ou atendimento no BC. O Din vai ajudar não só as pessoas que já acompanham nosso perfil no Twitter, mas todos os usuários da rede que precisem do serviço disponibilizado pelo BC”, afirma Maurício Moura.

Maurício Moura, diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania, conta o que o Din traz para os usuários. Clique na imagem para assistir ao vídeo.

Chatbot
O termo chatbot surgiu da junção das palavras em inglês chat, que significa conversa, e bot, abreviação de robot. O chatbot Din funciona por meio de conversa guiada e usa tecnologias de inteligência artificial e machine learning.

O assistente virtual responde a perguntas que já estão em seu banco de dados e oferece respostas padronizadas. A vantagem desse novo canal é que a interação pode ser feita em linguagem simples e direta, a qualquer momento e de qualquer lugar. Ou seja, o serviço está disponível 24 horas por dia, em todos os dias da semana, com resposta imediata.

Caso a solicitação não tenha sido atendida por meio do assistente virtual, o Din indicará ao usuário acionar o Banco Central pelo “Fale Conosco”. As opções pelo telefone 145 e por correspondência continuarão disponíveis. Presencialmente, o atendimento está à disposição apenas no Edifício-Sede, em Brasília.

Din
O Din, de Dinheiro, foi lançado em 24 de janeiro de 2019, e, do lançamento a 28 de fevereiro de 2020, foram registrados aproximadamente 80.000 acessos.

Por Banco Central do Brasil

 

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