Problemas estruturais preocupam organizadores do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade

0
110

A climatização do Centro de Eventos de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, é uma das maiores preocupações dos organizadores do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), maior evento contábil do Brasil, que será realizado entre os dias 15 e 18 de novembro de 2020.

A questão foi discutida durante a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato dos Contabilistas de Balneário Camboriú e Região (Sindicont Litoral), evento que reuniu importantes autoridades contábeis de todo o país na cidade que sediará o Congresso.

Inaugurado em 2018 pelo Governo do Estado de Santa Catarina, o Centro de Eventos ainda não sediou eventos, uma vez que ainda possui problemas estruturais – entre eles, a falta de um sistema de climatização.

A instalação dos aparelhos de ar condicionado deveria ocorrer nos últimos meses mediante licitação, lançada em abril de 2019 pelo governo estadual – o que não aconteceu. A pouco mais de 9 meses da data do evento, os organizadores manifestaram sua preocupação com o tema.

“O grande problema é que conseguimos o Congresso sem termos um Centro de Eventos”, enfatiza Silvio Ribeiro, presidente do Sindicont Litoral reeleito para o biênio 2020/21. “O Governo honrou sua palavra e construiu o Centro. Mas ainda falta 1%, que é justamente o maior problema que temos: o ar condicionado”

Procurada pelo Contabilidade na TV, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), entidade temporariamente responsável pelo Centro de Eventos de Balneário Camboriú, não se manifestou sobre o assunto.

“Temos a garantia que ele será licitado, porque o dinheiro já está aportado, está nas contas do Governo do Estado”, prossegue Ribeiro. “Então o grande problema é fazer a licitação e conseguir instalar esses aparelhos de ar condicionado. Se o Governo não conseguir, nós daremos um jeito”.

Prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira assegurou que, apesar dos problemas, o local terá plenas condições de receber o evento em novembro.

“É inadmissível, impensável que esse Congresso não aconteça”, assegura. “Se o Governo do Estado não conseguir honrar com a condição do ar condicionado, Balneário Camboriú buscará possibilidades de assumir as questões infraestruturais para garantir que o local esteja apto dentro do prazo estabelecido. O evento vai acontecer e com excelência”.

Segundo ele, Balneário Camboriú está preparada e ansiosa para receber os cerca de 6 mil congressistas esperados para o evento.

“Para nós será um orgulho, uma honra sediar o Congresso Brasileiro de Contabilidade”, destacou. “Todos estamos ansiosos para receber este evento tão grande. E digo mais: com todo respeito aos demais, mas este será o maior encontro da história da contabilidade brasileira”.

Presidente do Conselho Federal de Contabilidade, o contador Zulmir Breda acredita que os problemas atuais não irão interferir no esperado evento.

“O nosso Congresso é um evento grandioso que realizamos a cada quatro anos”, comenta. “Sempre buscamos superar a edição anterior, seja em público, organização ou em nível de qualidade dos palestrantes e autoridades presentes. E temos certeza que teremos um grande evento aqui em Balneário Camboriú. Estamos vendo a classe contábil catarinense engajada, e isso é um ingrediente necessário para o sucesso”.

Falando sobre a programação do Congresso, Breda destaca que a grande surpresa do evento será a tecnologia.

“Será um evento altamente tecnológico”, afirma. “Queremos mostrar que a tecnologia não estará só no lema do encontro (Ser contábil – Humano, digital e ético). Vamos mostrar que a atividade profissional ainda depende muito do humano, mesmo com a tecnologia chegando e substituindo muitas das atividades que desempenhamos. Ou seja, a interação humano/tecnologia será o ponto forte do Congresso.”

Segundo ele, os congressistas poderão esperar palestrantes especializados nos temas escolhidos para nortearem o encontro.

“Traremos palestrantes humanizados e tecnológicos”, continua. “Para falar do humano, alguém que mostre o que o ser humano precisa para estar bem, para ser feliz e trabalhar com alegria. Sobre a tecnologia, alguém que fale o que possuímos no mercado, as alternativas, como a tecnologia pode nos ajudar. E também há a questão ética, porque isso é fundamental para a vida e para o profissional”.

Para se ter uma ideia, o CBC já recebeu até mesmo o ex-presidente americano Bill Clinton, para esta edição o mistério ainda permanece, mas segundo a organização estão confirmados palestrantes internacionais e nacionais, todos de alto nível. Além, é claro, de importantes autoridades. A expectativa é que o encontro transforme a vivência pessoal e profissional dos participantes, elevando ainda mais a qualidade de vida e de trabalho dos contadores brasileiros.

Para isso, porém, será necessário um último esforço para que o Centro de Eventos esteja devidamente concluído no prazo estabelecido.

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome