Dia da Internet Segura: confira dicas para se proteger de fraudes

0
34

Para celebrar a data, comemorada em 140 países, o BC traz recomendações para quem busca navegar na rede correndo menos riscos.

Para chamar a atenção aos riscos corridos pelos internautas, mais de 140 países celebram na terça-feira (11) o Dia da Internet Segura. Criada pela Rede Insafe, a data promove campanhas e atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável da internet.

Com o avanço da tecnologia, os métodos para aplicar golpes tornam-se mais elaborados, prejudicando um número de pessoas cada vez maior. De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 46% dos internautas brasileiros foram vítimas de algum tipo de golpe financeiro nos 12 meses anteriores ao estudo, o que equivale a mais de 12 milhões de pessoas.

As demandas envolvendo casos de suspeita de golpe, principalmente em relação a depósitos ou transferências para contas bancárias ou boletos suspeitos, são cada vez mais frequentes no Departamento de Atendimento ao Cidadão, do Banco Central. Embora o assunto seja de responsabilidade da polícia, que investiga os crimes, o BC alerta a população para evitar fraudes.

Uma lista com perguntas frequentes (FAQ) sobre golpes envolvendo o nome do Banco Central e de instituições financeiras está disponível aqui no site. “Os cidadãos devem ficar atentos a ofertas e abordagens suspeitas”, explica João Paulo Resende Borges, chefe de divisão no BC.

Por Banco Central do Brasil

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome