Convênio entre o Governo do Paraná e a Caixa automatiza emissão de certidões

0
20

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, e a Caixa Econômica Federal firmaram na quarta-feira (19) um convênio que permite a consulta automática do Certificado de Regularidade do FGTS. O documento é um dos exigidos a todos os fornecedores do Governo para a emissão do Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado do Paraná, módulo do Sistema de Gestão de Materiais e Serviços (GMS).

De acordo com o secretário Reinhold Stephanes, a medida é o primeiro passo de um processo de simplificação e de desburocratização na administração. “Além de diminuir custos, esta automatização poupa tempo e evita erros, tendo em vista que o número semanal de certidões que são atualizadas manualmente pelo Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado do Paraná varia entre mil a 5 mil. Estas certidões vencem mensalmente e em qualquer dia do mês. Com a integração dos sistemas, estas atualizações serão automáticas”, explicou.

A superintendente regional da Caixa Econômica Federal em Curitiba, Maria do Carmo Gonçalves da Rocha, disse que o papel principal da instituição é firmar parcerias e buscar soluções para desburocratização. “Nossa meta é tornar os processos mais ágeis e ampliar ações desta natureza”, disse.

A Secretaria da Administração pretende, ainda em 2020, firmar convênios com a Receita Federal e com a Receita Estadual, com o objetivo de também automatizar a emissão das certidões dos dois órgãos.

O Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado possui uma base de dados total de 36.859 fornecedores cadastrados. O cadastro consta no Sistema de Gestão de Materiais e Serviços (GMS), que gerencia todas as compras públicas do Paraná. Trata-se de uma ferramenta de tecnologia da informação que padroniza os procedimentos licitatórios, garantindo mais agilidade e transparência às práticas adotadas na Administração Direta e Indireta.

Por Agência de Notícias do Paraná

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome