Banco Central lança Pesquisa de Transparência

0
30

Questionário está disponível até 13 de março e está sendo divulgada no site do BC e em todos os perfis do Banco nas mídias sociais. Participe e ajude a compartilhar o levantamento!

Alinhado à Agenda BC#, o Banco Central realiza a primeira Pesquisa de Transparência para avaliar como a sociedade entende a disponibilização de informações sobre as áreas de atuação do instituição. A pesquisa fica no ar até 13 de março e é aberta ao público em geral. O questionário pode ser acessado aqui e o tempo de resposta estimado é de 5 minutos. A pesquisa é anônima, sem identificação dos respondentes, e está sendo divulgada no site e em todos os perfis do BC nas mídias sociais. Participe e compartilhe o link com os seus conhecidos!

O objetivo do levantamento é mensurar o nível de transparência da instituição como um todo, além da qualidade de informações disponíveis sobre atividades específicas como política monetária, educação financeira, prestação de contas, política cambial, política de estabilidade financeira, entre outras. A colaboração dos participantes da pesquisa possibilitará o aprimoramento da disponibilização de informações e serviços pelo Banco Central. A transparência é uma das dimensões da Agenda BC#, que norteará o trabalho do Banco Central nos próximos anos.

Nesse sentido, o BC busca criar um indicador para avaliar sua evolução a cada ano, e garantir a disponibilização de informações sobre suas missões institucionais, bancos de dados e estatísticas, além de relatórios oficiais e decisões diversas. Com a pesquisa, o BC busca reforçar também os canais de diálogo e os serviços de utilidade pública disponibilizados à sociedade.

Além disso, uma das funções da pesquisa é identificar quais bases de dados o público gostaria de acessar no portal de dados abertos do BC. Quando estão em formato aberto, é possível fazer a leitura das informações por meio de máquinas e sistemas automatizados, promovendo mais transparência e acessibilidade.

Eventuais dúvidas devem ser encaminhadas para ouvidoria@bcb.gov.br.

Por Banco Central do Brasil

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome