Programa federal define cidades para acelerar startups brasileiras

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Nova Iorque, Bogotá e Barcelona receberão empresas interessadas em internacionalizar seus negócios

Em 2020, foram selecionados três destinos com potencial para a imersão das startups – termo em inglês utilizado para definir empresas jovens ou recém-criadas que apresentam grandes possibilidades de crescimento. A escolha das localidades se deu com base na análise da abertura que esses polos têm para negócios estrangeiros, seu incentivo à inovação, bem como a possibilidade de conquistar clientes, parceiros e investidores.

O StartOut Brasil, programa de internacionalização de startups realizado pelo governo federal, promove anualmente ciclos de imersão para apoiar a inserção de soluções brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo.

A primeira imersão das startups selecionadas será em Nova Iorque (Estados Unidos) e as inscrições já se encerraram. O segundo ciclo do ano ocorrerá em Bogotá (Colômbia); e a última imersão será em Barcelona (Espanha). Para participar, as empresas precisam atender três condições: já ter faturamento ou algum tipo de investimento; contar com uma equipe 100% dedicada ao negócio; e preencher o formulário de inscrição – em inglês –, com dados específicos sobre a solução e o mercado-alvo.

Serão selecionadas até 20 startups por ciclo. As escolhidas receberão consultoria especializada em internacionalização, mentoria com especialistas no mercado de destino e treinamento de pitch (discurso de apresentação de negócios) para se prepararem para a missão.

Agenda

No local de imersão, terão uma agenda voltada à prospecção de clientes e investidores e à conexão a ambientes de inovação, com visitas a aceleradoras, incubadoras e empresas locais; seminário de oportunidades; rodada de reuniões com prestadores de serviços; encontros de negócios, e Demo Day (dia da apresentação da empresa para investidores).

Após esse período de imersão, as  organizações responsáveis pelo programa continuam ajudando e monitorando as startups participantes durante os 18 meses seguintes à viagem. Assim, os StartOuters não ficam desamparados durante o processo de definição da sua estratégia de internacionalização e soft landing (retorno) no mercado-alvo.

“Por ser um programa de governo, o StartOut oferece todo apoio aos empreendedores”, afirma o secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia, Gustavo Ene. “Mas é essencial que eles também tenham participação ativa nas atividades oferecidas, concentrando esforços em identificar oportunidades locais. E quando retornarem da missão, devem imediatamente acionar toda a rede de contatos constituída durante o ciclo de imersão, a fim de concretizar os resultados desse trabalho e gerar novos negócios”, orienta.

Informações sobre cada um dos ciclos estão disponíveis no site: https://www.startoutbrasil.com.br/

Por Ministério da Economia

 

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