Pato Branco: Sescap-PR intermedeia negociação entre empresas e sindicatos laborais

0
269

SESCAP-PR pede cancelamento de multas aplicadas a empresas do segmento de turismo, bares e restaurantes

Mais uma etapa da negociação entre empresas do setor de turismo, bares e restaurantes e os sindicatos laborais da categoria foi intermediada pelo SESCAP-PR. A segunda reunião, realizada na sexta-feira, dia 5 de julho, no Escritório Regional da entidade em Pato Branco, buscou uma solução definitiva para as ações judiciais que estão sendo movidas pelos sindicatos laborais, sem notificação prévia, às empresas do Sudoeste paranaense, por descumprirem cláusula convencional que determina o envio – ao sindicato laboral – da relação de empregados admitidos e demitidos.

O diálogo teve início no dia 05 de junho, quando o presidente do SESCAP-PR, Alceu Dal Bosco, entregou um ofício ao presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pato Branco, Tiago Chichoki, expondo os problemas enfrentados pelos clientes do empresários contábeis da região. E, neste segundo encontro houve avanço na negociação.

A diretora regional do SESCAP-PR, Maria Suzana Vieira Brandes, reafirmou aos representantes das entidades sindicais laborais os problemas que estão sendo enfrentados tanto pelos empresários contábeis quanto pelos empresários do segmento de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da região em virtude do ajuizamento de ações de cobrança de multa por descumprimento da cláusula da CCT dos últimos 5 anos. Solicitou, em nome de todos os diretamente afetados, o aprofundamento das discussões, agora com a participação dos sindicatos laborais, para que seja encontrada, com a máxima urgência, uma solução para esta situação.

Por sua vez, os representantes laborais mostraram-se bastante receptivos aos pedidos apresentados pelo SESCAP-PR, e aproveitaram a oportunidade para destacar o papel fundamental do empresário contábil na interlocução com o empresariado como um todo, e do segmento de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da região, em particular, e ainda que contam com a colaboração destes profissionais para os esclarecimentos necessários quanto às questões coletivas de trabalho além das sindicais.

Alteração de cláusula

Como resultado das discussões, os sindicatos laborais se comprometeram a negociar com o sindicato patronal da categoria uma proposta para alteração da cláusula que trata do envio de informações sobre admitidos e demitidos para as futuras convenções coletivas de trabalho, de maneira a notificar as empresas e os respectivos escritórios de contabilidade a enviarem tais informações, antes de qualquer ajuizamento de ação para a cobrança de multa pelo descumprimento da obrigação. No que diz respeito às ações já ajuizadas, o pleito do SESCAP-PR foi de desistência de todas as ações ainda em tramitação.

Os representantes dos sindicatos laborais se comprometeram a estudar a solicitação, ou como alternativa, apresentar, até a próxima semana, uma proposta para a formalização de acordos em cada uma das ações já ajuizadas. Comprometeram-se, entretanto, a formalizarem de imediato, pedido de suspensão do processo, pelo prazo de 30 (trinta) dias, nas ações que envolvem empresas associadas ao Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, ou que sejam clientes de empresas contábeis associadas ao SESCAP-PR. As entidades deverão ainda, nos próximos dias, levantar a situação de cada uma das ações para saber quais empresas se beneficiariam da suspensão imediata do andamento do processo.

Presenças

Além das diretoras do SESCAP-PR, Maria Suzana Vieira Brandes e Eunice Duarte, também estiverem presentes o delegado do SESCAP-PR em Francisco Beltrão, Uildemar Uliana, o empresário contábil Mauro Kalinke e o assessor jurídico da entidade, Paulo Tricárico.

A reunião contou ainda com a presença de representantes dos Sindicatos de Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade de Pato Branco, Joelcio Silva, Juliano Dallazane e Isaias Morelli; de Empregados em Turismo e Hospitalidade de Francisco Beltrão, Regiane Cortese; da Federação de Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado do Paraná, Luis Alberto dos Santos, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, Wilson Pereira; além de representantes do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pato Branco, Tiago Chichoki e Cláudia de Oliveira.

A diretora regional do SESCAP-PR, Suzana Brandes, destacou o significativo avanço nas tratativas com as entidades sindicais laborais, depois da reunião de hoje. “Estou confiante que possamos, em curto espaço de tempo, encontrar uma solução bastante razoável para esta questão que tanto tem incomodado os empresários contábeis de Pato Branco e região”. Por fim, enfatizou a importância da iniciativa do presidente do SESCAP-PR, Alceu Dal Bosco, além da decisiva colaboração da diretora suplente Eunice Duarte e do empresário contábil Mauro Kalinke neste processo de diálogo.

Por Sescap-PR

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome