ANEFAC realiza análise de dez anos do crédito no país

0
580

Dos cinco principais indicadores de crédito três sofreram piora (taxas de juros, spreads bancários e inadimplência) e dois apresentaram melhora (volume de crédito e prazo dos financiamentos)

A ANEFAC realizou um balanço dos últimos dez anos do crédito no Brasil para apurar o comportamento dos principais indicadores praticados pelo sistema financeiro neste período.

O estudo compreendeu no levantamento o período dos cinco principais indicadores de crédito, dados estes, compilados do relatório de Política Monetária do Banco Central.

Coordenado pelo diretor executivo de Estudos e Pesquisas Econômicas da ANEFAC, Miguel José Ribeiro de Oliveira, o estudo está dividido em seis partes:

I – Volume de crédito
Levantamento do volume de crédito total (estoque) concedido pelo conjunto total do sistema financeiro em junho de 2008 e junho de 2018 e respectiva variação percentual.

II – Taxas de juros
Levantamento das taxas de juros médias anuais para pessoa física, para pessoa jurídica e geral em junho de 2008 e em junho de 2018 e respectiva variação percentual.

III – Spreads
Levantamento dos spreads anuais praticados para pessoa física, pessoa jurídica e geral em junho de 2008 e em junho de 2018 e respectiva variação.

IV – Prazo médio dos financiamentos
Levantamento dos prazos médios dos financiamentos para pessoa física, pessoa jurídica e geral em junho de 2008 e em junho de 2018 e respectiva variação.

V – Inadimplência
Levantamento da inadimplência na pessoa física, pessoa jurídica e geral em junho de 2008 e em junho de 2018 e respectiva variação.

VI – Tabelas e Gráficos
Todas as tabelas referentes ao estudo

A análise de dez anos das condições de crédito no país demonstra que efetivamente as condições de crédito apresentaram uma melhora com forte expansão do volume emprestado que passou de 36,5% do PIB em junho de 2008 para 46,5% do PIB em junho de 2018 bem como no aumento dos prazos médios de financiamento que foram elevados em mais de 200%, de 12,0 meses em junho de 2008 para 40,6 meses em junho de 2018. Entretanto este volume de crédito ainda é extremamente baixo quando se comparam às principais economias internacionais onde o volume de crédito representam mais de 100% de suas economias.

Em virtude da crise econômica os demais indicadores tiveram piora sendo que as taxas de juros das operações de crédito e os spreads bancários foram elevados assim como os indicadores de inadimplência que foram igualmente elevados.

Assim no período deste levantamento (dez anos) dos cinco principais indicadores de crédito três sofreram piora (taxas de juros, spreads bancários e inadimplência) e dois apresentaram melhora (volume de crédito e prazo dos financiamentos).

Destacamos igualmente que considerando aqui somente o ano de 2018, no crédito do sistema financeiro – recursos livres – todos os indicadores apresentaram melhora sendo que o volume de crédito foi elevado, as taxas de juros foram reduzidas, os spreads foram igualmente reduzidos, os prazos de financiamento foram elevados e a inadimplência apresentou uma pequena redução.

Sobre a ANEFAC
Criada há quase 50 anos, a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC) reúne executivos e demais profissionais nas áreas financeira, administrativa e contábil para o intercâmbio de ideias, inovações e o compartilhamento das melhores práticas de mercado no Brasil. Tem como missão principal a promoção de um fórum dinâmico e permanente para gestores de negócios. Com sua extensa lista de eventos ao longo do ano, a entidade atende a uma das mais significativas demandas dos profissionais: a atualização para o novo cenário corporativo, muito mais veloz e competitivo. Por meio de sua diretoria e associados, a ANEFAC coloca em pauta os principais assuntos que movimentam os mercados de finanças, administração e contabilidade, antecipando as mudanças que movem o ambiente empresarial. Produz e distribui conhecimento, também se articulando com importantes entidades do setor. Tem ainda forte compromisso com o incentivo à transparência das organizações brasileiras incentivando o desenvolvimento de negócios, por meio do Troféu Transparência • Prêmio ANEFAC – FIPECAFI – SERASA EXPERIAN. www.anefac.com.br

Por Comunique-se

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome