Por que os suecos pagam mais impostos do que devem e ficam felizes com isso?

0
170
17/03 – Época Negócios

Foto: OKE / Wikipedia

No Brasil, quando os contribuintes vão fazer a declaração de Imposto de Renda, a maior dúvida é saber a melhor forma de preencher os dados para pagar menos impostos. Então, o quão estranho é o fato de os suecos estarem pagando mais do que deveriam? A revista “The Economist” tenta explicar esse fenômeno.

O estereótipo dos cidadãos de países nórdicos tem alguma verdade. Diferente dos vizinhos do sul, eles realmente recebem serviços governamentais eficientes como retorno pelos tributos que pagam. Além disso, as sociedades escandinavas têm uma incomum igualdade de renda entre seus habitantes.
Na Suécia, mesmo após anos reduzindo os altos tributos (um imposto sobre herança caiu em 2005, outro sobre a riqueza foi extinto em 2007, algumas taxas sobre propriedades residenciais foram reduzidas em 2008 e a tributação sobre as empresas é baixa, de 22%), a participação do governo no Produto interno Bruto (PIB) é alta. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os gastos do governo representaram 51% do PIB do país em 2014. E os suecos concordam com isso.

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome