Confiança do comércio evolui favoravelmente em junho, diz FGV

0
149
28/06 – Após cinco meses em tendência de queda, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas (FGV) voltou a evoluir favoravelmente, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (28). A média do indicador no trimestre terminado em junho ficou 3% abaixo do registrado no mesmo período do ano anterior, contra queda de 3,6% no trimestre findo em maio.

De acordo com a pesquisa, a recuperação foi determinada inteiramente pela melhora de expectativas em relação aos meses seguintes, sugerindo ritmo ainda moderado de atividade no segundo trimestre com aceleração gradual do nível de atividade econômica no terceiro trimestre.
Utilizado no cálculo do indicador, o Índice de Expectativas (IE-COM) registrou queda de 2,5% em junho, após recuar 4,3% de maio. Na mesma base de comparação, o Índice da Situação Atual (ISA-COM) registrou queda de 3,9% em junho, contra -2,6% em maio.
O Índice da Situação Atual (ISA-COM), também usado no cálculo, retrata a percepção em relação à demanda no momento atual. Na média do trimestre terminado em junho, 16% das empresas consultadas avaliaram o nível atual de demanda como forte e 21,1%, como fraca. No mesmo período de 2012, estes percentuais haviam sido de 19,6% e 20,9%, respectivamente.
Entre maio e junho, considerando-se a comparação interanual trimestral, o indicador que mede as expectativas em relação às vendas nos três meses seguintes foi o que mais contribuiu na melhora do Índice de Expectativas (IE-COM), ao passar de uma variação de -4,8% para -2,8%.
Fonte: G1 SP

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome