quinta-feira, setembro 23, 2021
More

    10ª Semana Paulista da Contabilidade

    No período de 16 a 22 de setembro, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP promoverá a 10ª Semana Paulista da Contabilidade, em formato híbrido: presencial, em sua sede,  e  com transmissão ao vivo, pelo canal do CRCSP, no YouTube. 

    A inserção da tecnologia no cotidiano corporativo e a implementação da Contabilidade digital trouxeram mais eficácia e produtividade para a gestão das finanças e tributos. Essa evolução possibilita que os profissionais da área  contábil tenham uma celeridade inimaginável até a pouco tempo atrás. Por isso, para comemorar as Bodas de Zinco, a Semana Paulista da Contabilidade,  evento que já se caracterizou como um marco em termos de informação e conhecimento, adotou como lema, este ano os “Desafios da Contabilidade frente às Novas Metodologias”.

    O propósito é expor, durante sete dias consecutivos, temas como inovação da Contabilidade, a importância da tecnologia neste momento ímpar pelo qual o mundo passa, a automatização, as novas legislações e o comércio, cada vez mais internacional, fatos que exigem que o profissional da Contabilidade esteja sempre com os seus conhecimentos.

    Nos sete dias do Evento estarão reunidos especialistas em diversas áreas apresentando assuntos de interesse dos atuais e futuros profissionais contábeis, bem como explicando e orientando sobre a sua correta aplicação na prática do dia a dia. Além disso serão discutidos as tendências e o futuro da profissão.

    Segundo o presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima,  anfitrião do Evento: “Adaptar-se a essa nova realidade não é opção. É algo indispensável e inevitável – o que se aplica tanto aos profissionais da área contábil quanto às empresas dos mais diversos  ramos e proporções”.

    Presenças confirmadas

    Além dos profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo, na edição deste ano, o evento contará com a participação das principais universidades de São Paulo, tais como: PUC-SP, Mackenzie, Fecap, Universidade de São Paulo – USP, Anhembi Morumbi, Unicid, Fipecafi, FMU, Trevisan, Senac e a Fejesp (Federação das Empresas Juniores do Estado de SP), que apresentará os resultados e dados de uma pesquisa de metodologia aplicada para ranquear as Universidades Empreendedoras.

    Representantes de outros países também marcarão presença, entre eles: professora Doutora Rute Abreu, professora Doutora Ana Clara Borrego, professor Doutor Francisco Carreira e professor Doutor Pedro Pardal, todos de Portugal; professor Doutor José Ángel Pérez López, da Espanha; professor Doutor Abu Naser, do Reino Unido; e o professora Doutora Kiymet Tunca Caliyurt, da Turquia;

    Programação

    A agenda da 10ª Semana Paulista da Contabilidade já está disponível para consulta com os seus respectivos painéis e workshops no hotsite do evento. Inscreva-se: https://bit.ly/3BMVXgE.

    Palestras, networking e bate-papos com temas sobre “A Transformação de um Sistema de Ensino Presencial para o Sistema Digital com uso de Tecnologia e Metodologia Didática Adequada”, “O Impacto do Covid-19 nas finanças dos clubes brasileiros e perspectivas futuras”, “Contabilidade 4.0 na Era Digital”; “Mitos e verdades na gestão de carreira”; “O que é uma Universidade Empreendedora? Movimento Empresa Júnior”; “Docência em Ciências Contábeis: paradigma no momento atual”; “LinkedIn para Contadores”; “Desafios da Contabilidade frente às Novas Metodologias”; “As oportunidades da Contabilidade na retomada da economia”; além de outras temáticas que irão compor a grade de atividades da 10ª SPC.

    Aniversário CEDFC

    No encerramento da 10ª Semana Paulista da Contabilidade, no dia 22 de setembro, os profissionais da Contabilidade celebrarão os 72 anos de atuação do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis – CEDFC, com homenagens e premiações e a presença de autoridades, parlamentares e convidados.

    Desde março do ano passado, em razão da Covid-19, as reuniões do CEDFC estão acontecendo com transmissões ao vivo, também pela TV Sindcont-SP, com a presença de associados e especialistas em assuntos contábeis, fisco-tributários, trabalhistas e previdenciários, sempre com o intuito de expor, analisar e debater a legislação em vigor.

    Além do Centro de Estudos de São Paulo, com reuniões realizadas na sede social do Sindcont-SP, a Entidade conta ainda com os Centros de Estudos de São Bernardo do Campo, Taboão da Serra e São Caetano do Sul, que igualmente promovem os debates fisco-contábeis na região metropolitana, contribuindo com a ampliação do conhecimento legislativo dos profissionais de diversas localidades, na Grande São Paulo.

    Esta é a programação completa da 10ª Semana Paulista da Contabilidade:

    Dia 16

    Na abertura, dia 16 de setembro, às 18h, Antoninho Marmo Trevisan falará sobre a transformação de um sistema de ensino profissional para o sistema digital, com uso de tecnologia e metodologia didática adequada.

    Logo após, às 19h30, Carlos Aragaki, docente da PUC/SP discutirá o impacto da Covid-19 nas finanças dos clubes de futebol brasileiros e perspectivas futuras.

    Dia 17

    Os trabalhos serão abertos às 18h, com a professora da Fecap, Elubian Sanchez, que apontará os mitos e verdades na gestão da carreira. Na sequência, às 19h30, os participantes acompanharão o workshop internacional “Contabilidade 4.0 na Era Digital: as novas competências do Contabilista”, com a participação de docentes de Portugal, Reino Unido, Espanha, Turquia e do Brasil.

    Dia 18

    Já no sábado, a programação da 10ª Semana Paulista da Contabilidade englobará discussões voltadas ao empreendedorismo educacional e os paradigmas do momento atual.

    A primeira atividade da manhã será desenvolvida pelo representante da Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo – Fejesp, Rafael Rocha, que apresentará o trabalho de uma universidade empreendedora, além do movimento empresa júnior.

    Na sequência, os docentes da Universidade Cidade de São Paulo – Unicid, Ricardo Krayuska e Wagner Pagliato, debaterão a docência em ciências contábeis e os seus modelos para os dias atuais.

    Dia 20

    Dando continuidade ao evento, na segunda-feira haverá a palestra que leva o lema do evento “Desafios da Contabilidade frente às Novas Metodologias”, a ser desenvolvida por Ademir Macedo de Oliveira, que é pós-graduado em Administração e Contabilidade e monitor de Educação Profissional no Senac São Paulo. Às 19h30, a especialista em Marketing Digital e em elaboração e remodelagem de perfil LinkedIn para profissionais, Carolina Dostal, abordará o assunto “LinkedIn para Contadores”. O workshop terá a participação de representantes da Universidade Anhembi Morumbi e do Centro Integrado Empresa-Escola – CIEE.

    Dia 21

    A terça-feira, penúltimo dia de evento, ficará a cargo dos representantes da Universidade de São Paulo – USP e da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), que apresentarão, respectivamente, os workshops “Educação Contábil no Pós-Covid: experiência da USP e visão Internacional” e “Educação Contábil no Pós-Covid: desafios e iniciativas da Fipecafi”.

    Dia 22

    Para encerrar a 10ª Semana Paulista da Contabilidade, Rodrigo Januário da Silva, docente da FMU, pós-graduado em IFRS e mestrando em Administração com ênfase em finança, discutirá as oportunidades e o futuro da profissão.

    Avatar Youtube
    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!