Workshop passa a limpo “Integrador Estadual”

0
165

Encontro colocou frente a frente JUCESP e segmento contábil para debater a nova realidade dos registros e licenciamentos em São Paulo

Implantado há pouco mais de um mês pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), o Via Rápida Empresa REDESIM passou na última terça-feira (26/11), na sede do SESCON-SP, por uma verdadeira sabatina, durante workshop promovido para a troca de ideias entre empresas contábeis, contadores e alguns dos mentores do novo sistema.

O “Integrador Estadual”, como a solução foi batizada, trata-se, na prática, de uma nova maneira de se acessarem os serviços disponíveis para abertura, alterações e baixa de empresas, mantendo numa única base de dados digitais as informações pertinentes a todos os órgãos de registro e licenciamento: Receita Federal, OAB-SP, SEFAZ-SP, Cartórios, Cetesb, Corpo de Bombeiros, Defesa da Agropecuária e Vigilância Sanitária.

A princípio, 417 municípios estão aderindo, mas entre fevereiro e março próximos a capital também deverá adotar a novidade, em substituição à conexão direta mantida hoje com a mesma REDESIM, porém, via Receita Federal.

Dentre os benefícios que os municípios ligados ao Integrador Estadual terão, os idealizadores da mudança apontam a linearidade de processos; login, protocolo e dado únicos, assim como simplificação do Registro de Filiais.

Para o presidente do SESCON-SP, Reynaldo Lima, todo esse aprimoramento de rotinas até aqui problemáticas para as empresas, sobretudo as de menor porte, insere-se na janela de oportunidades aberta pelas reformas profundas que se encontram em curso no País.

“As entidades do empreendedorismo precisam participar intensamente deste momento, principalmente nós, contadores e empresas contábeis, pois somos os operadores do sistema tributário”, ponderou Lima, frisando ainda a importância dessa mobilização para a pronta contestação de quaisquer mudanças que possam motivar desemprego e retrocessos.

Como exemplo de situações assim ele referiu-se a “um trabalho forte que está sendo feito para desestruturar o Simples Nacional, algo inadmissível, pelo fato de 97% das nossas empresas serem micro e pequenas, totalizando 5 milhões de empreendimentos, responsáveis por uma quarta parte do PIB e 60% dos empregos gerados no País”, acentuou.

Igualmente preocupado com o assunto, o presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal (FEPREM), deputado Itamar Borges, considera a questão um dos grandes desafios para 2020, após um ano marcado por avanços como a reforma da Previdência; a Lei da Liberdade Econômica e o começo das discussões nacionais em torno da reforma tributária.
Ao focar novamente o Workshop, o presidente do SESCON-SP previu que as mudanças trazidas pelos novos tempos da Junta Comercial, a serem exaustivamente esmiuçadas naquela manhã, poderiam causar certo impacto num primeiro momento, “mas no final vão trazer benefícios para todos”, ressalvou.

INTERAÇÃO POSITIVA
Na sequência, o presidente da JUCESP, Walter Ihoshi, falou sobre o trabalho realizado até aqui por sua gestão, no sentido de diminuir papelada e burocracia, mutirão que em seis meses reduziu de 3,5 dias para 24 horas o tempo médio para a abertura de uma empresa.

Responsável por 41,2% dos registros mercantis do País, a Junta Comercial conta com a colaboração do setor contábil para colocar o Integrador Estadual no estágio mais próximo possível do ideal.

“Essa interação que nós estamos tendo com vocês, que estão lá no dia a dia, colocando a mão na massa, tentando assimilar esse projeto, é super importante. As informações que estão passando para a nossa equipe técnica são matéria-prima para que a gente faça as devidas correções, aperfeiçoe os processos, porque nós queremos dar um serviço excepcional ao nosso usuário”, afirmou Ihoshi, desculpando-se de antemão por eventuais falhas inevitáveis na fase inicial de uma implantação de tal envergadura.

Concluindo os trabalhos, a secretária do Desenvolvimento Econômico, pasta à qual se vincula a JUCESP, destacou o quanto o novo perfil da Junta tem a ver com a prioridade conferida pelo governo João Doria aos aspectos geração de emprego e renda, uma vocação natural das pequenas e médias empresas, maiores beneficiárias do “Integrador Estadual”.

Patrícia Ellen listou ainda algumas das vitórias obtidas nestes onze primeiros meses da gestão estadual, apoiada no tripé melhoria da situação do emprego; do PIB e atração de investimentos, que muito tem a ver com o aumento de competitividade trazido pela desburocratização e a consequente evolução do Brasil no Doing Business, ranking que classifica os diferentes ambientes de negócios mundo afora, apontando com isso onde tendem a recair os investimentos internacionais.

Foi este, aliás, o mote da missão recém-integrada pela secretária e outros membros do governo paulista, que acompanharam João Doria em visita a Califórnia, com a finalidade de atrair para cá empresas participantes de um futuro polo tecnológico, nos moldes do poderoso Vale do Silício norte-americano.

E a secretária encerrou o encontro fazendo três pedidos. Primeiramente, que todos leiam o relatório do ambiente de negócios, “para conhecer os indicadores e nos cobrarem”. Depois, que se engajem, nos próximos três meses, para melhorar de forma acelerada cada processo. Por fim, Ellen conclamou a todos a dar uma nota justa, para que uma possível evolução de São Paulo no Doing Business tenha bases sólidas e reais.

Participaram ainda da mesa diretora do evento o presidente da Fenacon, Sergio Approbato Machado Júnior; a coordenadora de Empreendedorismo, Micro, Pequenas e Médias Empresas, Jandaraci Araújo; a vice-presidente da JUCESP, Adriana Flosi; o 1º vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, Roberto Ordine, além dos integrantes da Junta que debateram e tiraram dúvidas da plateia: Osmar Vitor (diretor de Integração); Gisela Ceschin (secretária geral); Angela Berteli (executiva de Atendimento); e Nádia Vieira (executiva de TI).

Por SESCON-SP

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome