Jucepi participará de encontro latino-americano de registro empresarial

0
406

O evento tem como objetivo promover e facilitar o intercâmbio de informação sobre os sistemas de registro dos países da América Latina e Caribe.

A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) representará o Brasil na assembleia anual da Asociación de Registradores de América Latina y el Caribe (Asorlac), nos dias 25 e 26 de novembro, na cidade do Panamá, capital do Panamá. Participam também do evento, a Junta Comercial do Estado do Pará e o Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei) do Ministério da Economia.

A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, que é vice-presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), explica que o convite foi feito em reconhecimento pelo trabalho realizado para melhorar o ambiente de negócios. A Junta Comercial piauiense saiu de uma realidade que até 2015, por exemplo, não participava da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

“Hoje temos 99% dos municípios integrados ao sistema Redesim, que permite a abertura de empresas pela internet; somos uma das duas melhores juntas comerciais do país ao lado de Alagoas; temos o acervo de documentos 100% digitalizado, servindo de referência para outras juntas comerciais, a exemplo da Junta do Paraná que enviou recentemente uma comitiva de técnicos para conhecer como fizemos a digitalização. Por último, segundo levantamento da Receita Federal, o Piauí tem o menor tempo total de abertura de empresas do Brasil”, enumera a gestora.

Neste ano, o encontro será na sede da Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura do Panamá e reúne representantes de registro empresarial da América Latina e Caribe. “É uma oportunidade de conhecer e trocar conhecimento sobre os sistemas de registros dos demais países, como também de apresentar as potencialidades do Piauí para os investidores internacionais que participarão do evento”, explica Alzenir Porto.

Asorlac

A Asociación de Registradores de Latinoamérica y el Caribe (Asorlac) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2010 na Conferência Internacional da Câmara de Comércio de Bogotá em cooperação com a International Finance Corporation (IFC).

A associação tem como objetivo promover e facilitar o intercâmbio de informação sobre os sistemas de registro dos países membros e fortalecer a competitividade do setor empresarial dos países latino-americanos e do Caribe.

Por Rodolfo Ribeiro / Jucepi

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome