Governo lança conta oficial para loja de aplicativos móveis

0
293

Já são 40 apps publicados e instalados em cerca de 7 milhões de dispositivos móveis em todo país

Com o objetivo de facilitar a experiência do usuário na obtenção de serviços públicos e informações institucionais, o Governo Federal criou uma conta oficial na loja de aplicativos móveis Google Play. A conta “Governo do Brasil” já possui 40 apps publicados. Dezenas de novos aplicativos devem ser migrados nos próximos meses. Os já disponíveis na loja virtual estão instalados e ativos em cerca de 7 milhões de dispositivos móveis em todo o país, volume que se expandirá à medida que novos forem transferidos.

“Para o cidadão, é a garantia de acesso mais fácil aos serviços e informações disponíveis em apps, além da segurança de realmente estar usando um aplicativo oficial de governo”, destacou o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro. A conta única de governo permite a análise estatística e a construção de painéis de inteligência que possibilitarão acompanhar o desempenho dos aplicativos e realizar melhorias de forma mais eficiente, levando em conta as avaliações e comentários dos usuários e o número de downloads. Os órgãos públicos federais terão até 31 de dezembro de 2020 para adequar os apps sob sua responsabilidade e providenciar a migração para a conta “Governo do Brasil”.

O diretor de Experiência do Usuário da Secretaria de Governo Digital, Joelson Vellozo, explica que há mais de cem aplicativos do governo federal que, até hoje, estavam espalhados em diferentes lojas e desenvolvedores, inclusive desconhecidos. “A partir de agora, conseguiremos olhar pra esse conjunto de aplicativos, verificar por que alguns têm pouquíssimos downloads e, futuramente, inclusive avaliar a integração de alguns deles por tema e jornada do usuário, melhorando a experiência do cidadão”, disse.

Atualmente, aplicativos como Meu INSS, CNH Digital, SINE Fácil, Sinesp Cidadão, SNE Denatran, SNE Cidadão e ENEM já estão disponíveis na conta. Um dos próximos a entrar será a ID Estudantil, lançada este mês.

A gestão integrada dos aplicativos móveis atende ao projeto, disposto no Decreto 9.756/2019, de unificação de canais digitais do Governo Federal, que trata com destaque do portal Gov.br. Desde o dia 1º de julho, o registro de novos aplicativos móveis em lojas de apps pelos órgãos da administração pública federal deve passar pela análise de conformidade e autorização da Secretaria de Governo Digital da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

Por Ministério da Economia

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome