Cooperação entre Sebrae e instituições vai alavancar exportações

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A proposta é que o Sebrae, Ministérios da Economia e das Relações Exteriores e Apex-Brasil trabalhem em conjunto o Plano Nacional da Cultura Exportadora

O Sebrae assinou na terça-feira (20) um protocolo de intenções com os Ministérios da Economia e das Relações Exteriores, a Apex-Brasil e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) para alavancar o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), cujo objetivo é melhorar a participação brasileira no comércio internacional. O evento ocorreu durante seminário que discute estratégias de estímulo às exportações das micro e pequenas empresas. O encontro, que termina nesta quarta-feira (21) com treinamentos, teve a presença de representantes da Alemanha, Argentina e Reino Unido, que descreveram suas experiências. O PNCE vai unificar ações de todas as instituições públicas e o setor produtivo relacionados às exportações.

“Temos que aproveitar esse bom momento que o país está vivendo”, afirmou o presidente do Sebrae, Carlos Melles, ao se referir ao acordo assinado pelas cinco instituições. “Há muito mais a oferecer do que commodities, pois nos preocupamos com a geração de empregos e com a produtividade. A prioridade é simplificar o ambiente de negócios”, ressaltou Melles, lembrando que as micro e pequenas empresas representam mais de 90% dos negócios do país, assim como em outros países, mas o volume de exportação do segmento ainda é pequeno. “O faturamento hoje representa 27% e se conseguirmos chegar a 50%, o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil pode subir 4% ao ano. “Temos que deixar de ser made in China e se tornar made in Brasil”, acrescentou o presidente do Sebrae.

Para o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi, o acordo e o seminário são uma oportunidade para que as instituições possam discutir assuntos de interesses em comum. “São todos parceiros essenciais para a implantação do PNCE e que trabalham para simplificar o dia a dia dos negócios. Essa é uma oportunidade única para as micro e pequenas empresas buscarem a internacionalização”, observou Abijaodi. “Precisamos somar esforços e atuar em conjunto”, ressaltou o presidente da Apex-Brasil, Sérgio Segóvia.

A secretária-adjunta da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Yana Alves, explicou que o PNCE é uma proposta promissora dotada com novas metodologias. “É um novo momento da agenda da cultura exportadora que vai nos levar ainda mais longe e que surgiu para aumentar a eficiência das empresas”, disse Yana. Segundo o embaixador Norberto Moretti, da Secretaria de Comércio Exterior do Itamaraty, a união entre as instituições vai possibilitar que as ações sejam mais bem coordenadas. “A articulação entre o governo e o setor privado vai ajudar na internacionalização”, observou o secretário, ressaltando que o Ministério das Relações Exteriores possui 121 setores voltados para o incentivo às exportações, além de diversos acordos comerciais com outros países.

Experiências
Participam do seminário representantes e técnicos de instituições que atuam com a temática de internacionalização de empresas e o desenvolvimento de competências para o comércio exterior. O evento, que está sendo realizado na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, contou com a participação de representantes da Alemanha, Argentina e Inglaterra, que explicaram as estratégias para que os pequenos negócios possam exportar. Nesta terça-feira, debatedores do Ministério da Economia, da Apex-Brasil, da CNI e do Sebrae abordaram as experiências brasileiras para otimizar a governança no atendimento empresarial para internacionalização.

Segundo o gerente de Competitividade do Sebrae Nacional, Cesar Rissete, um dos maiores desafios atualmente para que os pequenos negócios exportem é a preparação. “Temos que sentar juntos, compartilhar as experiências e avançar”, observou Rissete, se referindo ao baixo volume de venda das micro e pequenas empresas para outros países.

O secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Leonardo Diniz, o PNCE será fundamental para os pequenos se beneficiarem dos acordos comerciais, a mesma visão das gerentes da Apex-Brasil, Ana CláudIa Barbosa, e da CNI, Sara Saldanha. No segundo dia do evento acontecerá um treinamento na nova metodologia de atendimento empresarial e aplicação no PNCE.

Por Agência Sebrae de Notícias

 

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