Posicionamento Estratégico – Como você se define na nova economia?

0
961

Artigo esfrito por Solange Marinho*

Com o avanço tecnológico existe uma necessidade de posicionamento estratégico dos profissionais e organizações.

É esse tema que vamos tratar hoje na newa Ponto de Informação do SESCAP-CE.

Antes de falar em posicionamento estratégico, primeiro devemos entender como funciona o plano estratégico de uma organização.

O plano estratégico deve ser norteado por 3 pontos que formam uma pirâmide estratégica. No ápice fica a visão substantiva de futuro da organização.

Nas duas bases da pirâmide temos de um lado, os limites de possibilidades e do outro, o alinhamento das expectativas da organização.

A visão de futuro da organização é onde ela se define no mercado. Quem ela quer ser ou onde quer chegar. Para isso precisa de uma base sólida determinando os limites de possibilidades e alinhamento de expectativas.

Dentro de um plano estratégico, o alinhamento da expectativa é para que se consiga atingir a sua visão de futuro, rompendo os limites das possibilidades para que a empresa possa crescer e avançar. Essa é a função do plano estratégico.

Toda empresa, seja qual for a atividade, a base dela é formada por 3 recursos: pessoas, tecnologia e processos.

No entanto, nas vezes que eu invisto em um trecho da empresa e não invisto na base de processos e tecnologia, gera um stress na parte de pessoas, por que a tomada de decisão está mais no âmbito pessoal do que no transito adequado das informações. Nas grandes empresas isso já está pacificado. Nas pequenas e médias, algumas já passaram por isso, estão passando ou irão passar. O que intermedia essa situação são dois contratos: O primeiro que já é feito, embora intuitivamente, é o contrato psicológico. É o recrutamento e seleção que é baseado numa certa identidade entre as necessidades de comportamento da empresa.

Mas a questão central é que precisamos orientar as pessoas para um outro contrato voltado para o Resultado. E isso precisa está equilibrado dentro da empresa.

Esse é o desafio das organizações para se reposicionar nessa nova economia.

Fica a dica.

*Solange Marinho – Vice Presidente do Sescap CE

Por Sescap-CE

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome