BC divulga dados agregados de cooperativas de crédito e consórcios

0
153

O Banco Central divulgou, na segunda-feira (15/7), o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo e o Panorama do Sistema de Consórcios, que mostram crescimento em ambos segmentos. Esse crescimento é consistente com a Agenda BC# de apoio à concorrência no sistema financeiro por meio da sua segmentação e do estabelecimento de proporcionalidade na complexidade regulatória, que levam ao alívio no custo de observância para instituições menores.

Os documentos apresentam uma análise agregada dos segmentos e suas divulgações são realizadas anualmente pelo Banco Central (BC) desde 2017, no segundo semestre de cada ano, tendo como data-base dezembro do ano anterior. A iniciativa tem como objetivo dar publicidade a informações de interesse público e contribuir para maior transparência dos dados do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

A atual edição do Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo destaca o expressivo crescimento alcançado pelo sistema em 2018, tanto em relação aos ativos totais como em relação à carteira de crédito, resultando no aumento de sua representatividade no SFN. A quantidade de empresas cooperadas aumentou cerca de 18%, enquanto a de pessoas físicas, 8%. Além disso, as cooperativas expandiram sua presença por meio de postos de atendimento em todo o país. O crescimento anual da carteira de crédito atingiu 23%, com atuação principalmente no crédito rural e em modalidades voltadas para pequenas e médias empresas.

Em relação aos consórcios, observou-se crescimento de 9,1% nas cotas comercializadas (2,6 milhões), 8,1% nos recursos coletados (R$ 49,4 bilhões) e 5,8% na carteira dos consorciados contemplados (R$ 51,4 bilhões). Em dezembro de 2018, havia 150 administradoras de consórcios, com 17,7 mil grupos ativos e 7,2 milhões de cotas ativas.

Por Banco Central do Brasil

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome