Taxas de juros das operações de crédito voltam a ser reduzidas em maio

0
209

A Pesquisa de juros ANEFAC é realizada pelo diretor executivo de estudos e pesquisas da ANEFAC, Miguel José Ribeiro de Oliveira.

ANEFAC TAXA DE JUROS PARA PESSOA FÍSICA
ANEFAC TAXA DE JUROS PARA PESSOA JURÍDICA
ANEFAC ALTERAÇÕES NOS PRAZOS MÉDIOS DE FINANCIAMENTO
ANEFAC TAXAS DE JUROS MARÇO 2013 X MAIO 2019
ANEFAC Informações e Recomendações ao Consumidor
EVOLUÇÃO DAS TAXAS MENSAIS DE JUROS – PESSOA FÍSICA
EVOLUÇÃO DAS TAXAS MENSAIS DE JUROS – PESSOA JURÍDICA

Pessoa Física
Todas as linhas de crédito pesquisadas tiveram suas taxas de juros reduzidas no mês.
A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma redução de 0,03 ponto percentual no mês (0,74 ponto percentual no ano) correspondente a uma redução de 0,45% no mês (0,63% em doze meses) passando a mesma de 6,70% ao mês (117,76% ao ano) em abril de 2019 para 6,67% ao mês (117,02% ao ano) em maio de 2019 sendo esta a menor taxa de juros desde fevereiro de 2015.

Pessoa Jurídica
Todas as linhas de crédito pesquisadas tiveram suas taxas de juros reduzidas no mês.
A taxa de juros média geral para pessoa jurídica apresentou uma redução de 0,03 ponto percentual no mês (0,52 ponto percentual no ano) correspondente a uma redução de 0,87% no mês (1,03% em doze meses) passando a mesma de 3,46% ao mês (50,41% ao ano) em abril de 2019 para 3,43% ao mês (49,89% ao ano) em maio de 2019, sendo esta a menor taxa de juros desde outubro de 2014.

Taxa de juros x Selic
Considerando todas as elevações e reduções da taxa básica de juros (Selic) promovidas pelo Banco Central desde março de 2013, tivemos neste período (março de 2013 a maio de 2019) uma redução da Selic de 0,75 ponto percentual (redução de 10,34%) de 7,25% ao ano em março de 2013 para 6,50% ao ano em maio de 2019.
Neste período a taxa de juros média para pessoa física apresentou uma elevação de 29,05 pontos percentuais (elevação de 33,02%) de 87,97% ao ano em março de 2013 para 117,02% ao ano em maio de 2019.
Nas operações de crédito para pessoa jurídica houve uma elevação de 6,31 pontos percentuais (elevação de 14,48%) de 43,58% ao ano em março de 2013 para 49,89% ao ano em maio de 2019.

PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS MESES
Tendo em vista a melhora do cenário econômico com menor risco de crédito e o fato das atuais taxas de juros das operações de crédito estarem elevadas a tendência é que as taxas de juros continuem sendo reduzidas nos próximos meses.

Entretanto, frente ás incertezas econômicas que vem pressionando a cotação do dólar bem como fatores externos notadamente o quadro econômico em algumas economias emergentes (Argentina, Turquia e África do Sul), elevação dos juros americanos, a guerra comercial EUA x China, Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia) bem como o fato do Banco Central ter sinalizado com elevação da taxa básica de juros frente a todos estes cenários existe igualmente o risco das taxas de juros voltarem a ser elevadas nos próximos meses.

Sobre a ANEFAC
Criada há 50 anos, a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC) – entidade de classe sem fins lucrativos, é a principal referência do Brasil para o desenvolvimento das melhores práticas de transparência nas demonstrações financeiras tanto nas empresas privadas como nas públicas. A ANEFAC promove palestras, fóruns, reuniões técnicas, conferências, treinamentos e networking entre executivos, além de produzir publicações e pesquisas. Acompanhando as mudanças que impactam as empresas brasileiras e a sociedade em geral, a ANEFAC mantém diversas diretorias que realizam estudos, análises e divulgam informações. Promove a atualização dos executivos e fomenta o debate de temas importantes para o desenvolvimento das empresas e do País. A ANEFAC tem sede em São Paulo e atua nacionalmente com regionais estabelecidas em: Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São José dos Campos e Salvador. Desde novembro de 1968, a entidade contribui para o desempenho sustentável e influência dos executivos, em busca de mais transparência, justiça e responsabilidade. E, tal como na história, cada momento serviu de degrau para a evolução da entidade, que hoje é uma das mais influentes do País. www.anefac.org.br

Por Comunique-se

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome