PER/DCOMP Web a nova forma de enviar seus pedidos de restituição, ressarcimento e declaração de compensação de forma digital

3
7828

A Receita Federal vem fazendo constantemente melhorias na PER/DCOMP Web para que ela possa ficar cada vez mais completa, e ter até mais funcionalidades que o programa em versão desktop.

Os contribuintes que utilizam a versão web, já podem fazer pedidos eletrônicos de restituição, ressarcimento, e pedido de compensação. Os pedidos atualmente disponíveis são os de ressarcimento de créditos de PIS e Cofins não-cumulativos, declaração de compensação utilizando créditos de PIS e Cofins não-cumulativos, Saldos negativos de IRPJ e CSLL, Ressarcimento de IPI, Reintegra, Retenção – Lei 9.711/98.

Para quem for fazer um pedido de compensação a PER/DCOMP Web também permite compensar débitos previdenciários oriundos da DCTF Web, mas apenas para fatos geradores ocorridos após agosto de 2018. Fora isso a nova versão web também permite fazer o pedido de restituição ou declaração de compensação informando crédito de pagamento indevido ou a maior do eSocial.

A versão web da PER/DCOMP também contempla os créditos de IRRF Cooperativa e CP retida desde o dia 29/04/2019, sendo que os créditos de contribuição previdenciária retida serão importados automaticamente pelo PER/DCOMP Web com base nos dados informados pelo prestador dos serviços através da EFD-Reinf.

A PER/DCOMP Web hoje em comparação ao programa PER/DCOMP em versão desktop ainda existem algumas situações que a versão web não contempla, como o pedido de reembolso dos créditos de salário-família e maternidade, o primeiro pedido PER/DCOMP de saldo negativo de IRPJ e CSLL, reintegra, ressarcimento de IPI.

Para acessar o PER/DCOMP Web o contribuinte deverá acessar o Portal e-CAC, e ao acessar a página do PER/DCOMP Web já pode perceber uma interface de fácil entendimento, com a possibilidade da criação de rascunhos, ou seja, mesmo que você inicie uma PER/DCOMP ela fica salva como um rascunho e você não perde nada do que já foi informado, e recuperação de alguns dados que já estão na base da Receita Federal, como débitos, e dados da DCTFWeb.

Essa interface por ser web também oferece a vantagem de poder acessar as duas PER/DCOMP, bem como continuar o preenchimento de uma PER/DCOMP já iniciada em qualquer computador com acesso a internet. As funcionalidades como impressão em PDF da segunda via da PER/DCOMP Web e recibo de transmissão também estão disponíveis.

Cabe ressaltar que para quem já tem situações que possibilitam o uso da PER/DCOMP Web recomenda-se já ir usando essa interface, já que futuramente não teremos mais a versão em desktop, e para que o contribuinte já possa ir se adaptando desde de já seu uso e suas várias funcionalidades.

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

3 COMENTÁRIOS

  1. PRECISO DO PASSO A PASSO DE COMO FAZ A COMPENSAÇÃO DE IPI E DO COFINS NOS IMPOSTOS
    IRPJ E CSLL.
    VOU FAZER A COMPENSAÇÃO DO VALOR DO IPI E DO COFINS
    PARA ABATER NOS IMPOSTOS IRPJ E CSLL
    PODERIA POR GENTILEZA ME PASSAR QUAIS OS ITENS QUE DEVO INFORMAR NO PREENCHIMENTO?
    NÃO ACHEI NADA LA QUE DIZ COMPENSAÇÃO DO IPI

    • Olá Elis!
      Neste caso aconselho você a fazer o pedido de compensação pelo programa PGD. Dentro do programa PGD da PerDcomp existe um ícone de ajuda, com um símbolo de interrogação nele.
      Se você clicar vai ter um manual ali que você poderá usar para ajuda-lá no preenchimento destas PerDcomp. Dentro do manual tem uma barra de pesquisa onde você pode pesquisar por cada tipo de ficha que precisa preencher, que no caso é o ressarcimento de IPI e da Cofins, pra depois fazer a compensação destes com o IRPJ e CSLL, e daí sim podes fazer via PerDcomp web, ou pelo PGD mesmo.
      Abs,
      Carla Müller – Articulista do Portal Contabilidade na TV

  2. Bom dia… No dia 31/10/2019 efetuei o pagamento em duplicidade da darf de Cod 2484 tem possibilidade de abater esta valor no pis e cofins se sim como que faço?

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome