IR 2019: Veja como consultar a situação da sua restituição.

0
2505

Sua declaração de IRPF foi entregue e você gostaria de saber como está a situação dela perante a RFB? Você pode usar o extrato da declaração do Imposto de Renda 2019, neste extrato você pode acompanhar de forma detalhada as informações que estão sendo processadas.

Com este extrato é possível que o contribuinte agilize a identificação de eventuais problemas na declaração e fazer correções antes de cair na malha fina e ser chamado para dar explicações.

O IR também possui uma consulta de restituição disponível em http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/ConsRest/Atual.app/paginas/mobile/restituicaoMobi.asp, esta consulta de restituição permite ao contribuinte conferir a situação da sua declaração de restituição, se ela está na fila, se ela foi depositada ou se teve algum problema, também é uma ferramenta de consulta muito interessante porque só precisa do CPF e data de nascimento para efetua-la.

Para quem no decorrer do ano quiser simular qual seria a sua alíquota do IRPF, para já ir se preparando para o próximo ano, pode-se usar também a “Simulação de alíquota efetiva”, que permite fazer a simulação mensal ou anual pelo link: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATRJO/Simulador/simulador.asp?tipoSimulador=A

Muitos contribuintes não sabem, mas existe também o telefone 146 que lhe permite consultar se a sua declaração está ou não liberada. O contribuinte que tiver o valor da sua restituição não creditado no banco, poderá entrar em contato com a agência do Banco do Brasil, ou ligar na central de atendimento para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança em seu nome. Por isso, em caso de não creditamento em conta utilize os telefones 4004 – 0001 para capitais, 0800 – 729 -0001 para outras localidades, e 0800 -729-0088 para deficientes auditivos.

No momento da declaração do IR pelo programa gerador da declaração os contribuintes podem fazer diversas simulações para verificar qual formato de declaração é mais benéfico para ele, se é a declaração completa ou a simplificada, e essa primeira decisão já poderá afetar o resultado do seu IR que poderá ser a recolher ou a pagar, por isso é muito importante estar atento a qual formato de declaração é melhor para você, para reduza o imposto a pagar ou gere restituição a receber.

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome