Dia do Contabilista vamos comemorar a evolução da Contabilidade

0
529

Artigo escrito por Antonio Eugenio Cecchinato*

Celebrar o Dia 25 de abril é lembrar o nosso passado de conquistas e glórias e coroar aqueles que transformaram, ao longo dos anos, e fazem hoje da Contabilidade uma profissão visionária e inovadora.

É notório o desenvolvimento dos profissionais da Contabilidade no Estado de São Paulo, e isso se dá com base na forte união das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, que são comprometidas e atuantes, como é o caso do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, que neste ano de 2019 completa um centenário de lutas e se prepara para enfrentar os desafios do futuro, ao lado de cada um dos 85 mil profissionais que representa na Grande São Paulo.

O Dia do Contabilista, data firmada em maio de 1926 pelo contador senador João Lyra Tavares, patrono dos profissionais da Contabilidade e conhecido no segmento por sua dedicação em regimentar a profissão contábil no País, foi transformado, em 2012, por determinação do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, órgão máximo da Classe, em Dia do Profissional da Contabilidade, ou Dia da Contabilidade, tendo como argumento conglomerar todas as datas da Classe para homenagear as atividades pertencentes às Ciências Contábeis.

Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, no Brasil, hoje, há quase 519 mil profissionais contábeis em atividade e 67.337 empresas do ramo, desempenhando as funções de contadores, auditores, professores, pesquisadores, peritos, assistentes, empresários, técnicos em Contabilidade, analistas e muitos outros profissionais que se originam dos bancos das instituições de ensino contábil.

Todo este contingente de profissionais está preparado e a postos para salvaguardar os números, as riquezas e o patrimônio das empresas e do País. Como disse certa vez Platão “Os números governam o mundo”. Portanto, entendê-los e atuar com clareza e transparência, é fundamental para dar significado aos dados e relatórios, que facilitam a gestão das empresas e auxiliam na tomada de decisões mais assertivas e seguras.

Além de zelar pelo patrimônio da sociedade e das empresas, o Contabilista tem o papel de orientador, consultor e planejador, a fim de traçar objetivos a médio e longo prazo.

Nesta era da informação, percebemos que a Contabilidade se atualiza diariamente, sendo estritamente importante buscar a Educação Profissional Continuada, tendo em vista, que estamos vivendo tempos em que precisamos desaprender, para aprender novamente, a fim de acompanhar as transformações digitais e as constantes novidades tributárias, legislativas e fiscais.

Profissão indispensável ao futuro da humanidade, como foi essencial nos primórdios da constituição das sociedades, a Contabilidade é uma profissão em constante evolução, e aqueles que militam na área têm como desafio se transformar em multiprofissionais e também expandir os seus conhecimentos muito além da sua área de atuação, para fazer jus à profissão que abraçaram.

E neste Dia 25 de abril e sempre, o Sindcont-SP continuará atuando firme, de mãos dadas com estes profissionais, para que eles desempenhem da melhor forma o importante papel a que estão destinados.

Parabéns a todos os Profissionais da Contabilidade!

*Antonio Eugenio Cecchinato – Presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP

Por De León Comunicações

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome