Inadimplência é sinal de descontrole financeiro e pode ser evitada com atitudes simples

0
959

Especialista em investimentos da Unicred SC/PR orienta como administrar gastos e buscar equilíbrio do orçamento 

Estar com a vida financeira em dia é um importante componente do bem-estar geral das pessoas e das famílias. E isto não depende de quanto se ganha, mas sim, da forma como se gasta. De acordo com dados divulgados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) já são mais de 63 milhões de brasileiros inadimplentes, um cenário grave, causado pela ausência da educação financeira ao longo dos anos.

A raiz do problema estaria na inadequação destas pessoas ao próprio padrão de vida. “É apenas sabendo exatamente o quanto entra e o quanto sai mensalmente que se torna possível administrar os gastos sem ficar no vermelho. Com o orçamento organizado fica mais fácil estabelecer prioridades e identificar possíveis desperdícios de dinheiro”, explica Vivien Aucar, Especialista em Educação Financeira da Unicred SC/PR e responsável pelo Programa de Formação em Finanças Unicred que busca atender colaboradores, cooperados e sociedade.

Pesquisas indicam que nos lares brasileiros existem em média 20% de excessos de despesas no uso de energia elétrica, água, alimentação, telefone, TV por assinatura não utilizada, etc. “É preciso realizar um diagnóstico financeiro minucioso por 30 dias, separando as despesas por categorias. Assim você descobrirá para onde está indo cada centavo do seu dinheiro e reconhecerá o seu comportamento financeiro”, orienta.

A maioria dos brasileiros, no entanto, não traça um planejamento anual e por isso acaba começando o ano com dificuldades financeiras já que no período há gastos como matrícula, material escolar entre outros. “Para não ser pego de surpresa, dilua o valor destes gastos que já são nossos velhos conhecidos no orçamento de cada mês. Assim, pode-se realizar o pagamento à vista e obter um bom desconto”, sugere a especialista.

Para os que desejam iniciar seu planejamento financeiro uma dica é utilizar ferramentas que possam auxiliar como, por exemplo, uma planilha de orçamento. No portal www.suasaudefinanceira.com.br é possível baixar um modelo gratuitamente.

Por Estrutura de Comunicação

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome