Projeto concede isenção de IPI para veículos comprados por entidades assistenciais

0
124

O Projeto de Lei 383/19 concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) aos automóveis de passageiros, veículos de uso misto ou ambulâncias adquiridos por instituições de assistência social sem fins lucrativos, inclusive as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). O texto tramita na Câmara dos Deputados.

A proposta é de autoria do deputado Rafael Motta (PSB-RN). Proposta semelhante (PL 4901/99) foi analisada pela Câmara na legislatura passada, encerrada em janeiro, mas acabou arquivada.

“A importância do trabalho desenvolvido pelas entidades beneficentes de assistência social, em especial as Apaes, em prol da população mais carente justifica a adoção do benefício fiscal proposto”, diz Motta.

Ele lembra ainda que a Constituição concedeu imunidade de impostos sobre o patrimônio, a renda e os serviços, além da contribuição previdenciária, para essas entidades, em um reconhecimento ao trabalho que elas executam para a sociedade.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:
PL-383/2019

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Marcelo Oliveira

Por Agência Câmara Notícias

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome