Rentabilidade dos imóveis comerciais no Brasil continua em processo de lenta recuperação

0
210

Dando continuidade à sequência programada de divulgações, o IGMI-C está sendo atualizado com informações referentes ao segundo trimestre de 2018. Neste período, o índice é calculado a partir de uma amostra composta por 319 imóveis.

Resultados

A série completa do IGMI-C está apresentada na tabela abaixo, expressa em termos dos números-índice para as três versões do indicador, com base 100 no primeiro trimestre de 2000.

No segundo trimestre de 2018, as taxas de retorno da renda, capital e total foram de, respectivamente, 1,61%, 0,15% e 1,76%, sobre o trimestre anterior. A taxa de retorno do capital apresentou sua terceira variação positiva, após os seis trimestres consecutivos em contração terminados no terceiro trimestre de 2017. A taxa de retorno da renda acelerou com relação ao trimestre anterior, assim com a taxa de retorno total, que ficou ligeiramente acima da verificada no primeiro trimestre do ano (1,70%). Com este resultado no segundo trimestre de 2018, a taxa de retorno total anualizada também teve uma leve aceleração em relação à registrada no primeiro trimestre. O gráfico abaixo mostra o desempenho da taxa anualizada durante os últimos trimestres.

No segundo trimestre de 2018, as taxas anualizadas de retorno da renda, capital e total foram de, respectivamente, 6,67%, 0,25% e 6,93%. A taxa de retorno do capital anualizada no primeiro trimestre de 2018 representou a primeira variação positiva desde o terceiro trimestre de 2016. A rentabilidade dos imóveis comerciais no Brasil recupera-se lentamente, em linha com o ritmo modesto de retomada na atividade econômica do país.

Acesse material complementar
Rentabilidade dos imóveis comerciais no Brasil continua em processo de lenta recuperação [PDF – 569KB]

Por Portal FGV IBRE

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome