Especialistas discutem renovações no mundo da auditoria

0
420

Seminário em São Paulo elucida temas em transformação que impactam a atuação de auditores internos, como as recentes mudanças no COSO – considerada a ‘bíblia’ das estruturas de controle interno no mundo

Uma área em constante evolução. Poucos setores corporativos passam por tantos desafios e impactos como as áreas de auditoria interna, responsáveis por imprimir uma visão estratégica e agregar valor às corporações, sejam elas privadas ou públicas. Para os profissionais em atuação, adquirir novos conhecimentos tornou-se compulsório. Uma das fontes para essa reciclagem é a série de seminários que o IIA Brasil – Instituto dos Auditores Internos do Brasil – está promovendo por diversos estados do País, e que agora desembarca na capital paulista, no próximo dia 23 de agosto.

Os caminhos da auditoria serão debatidos por dezenas de profissionais, tendo como pano de fundo as recentes mudanças realizadas no COSO – sigla em inglês para ‘Comitê das Organizações Patrocinadoras da Comissão Treadway” – estrutura criada nos EUA, em 1985, por cinco das mais renomadas entidades do setor contábil, a fim de evitar fraudes nas demonstrações financeiras de empresas. Em 1992 o organismo criou a estrutura COSO ICIF (Internal Control –Integrated Framework), que passou a servir como bússola de gestão de controles internos das principais corporações no mundo.

Segundo Antônio Edson, diretor do IIA Brasil e coordenador do seminário, a proposta do Instituto é reunir respeitados profissionais do mercado, em diversos eventos no País, a fim de intensificar a promoção da cultura de melhores práticas de auditoria interna dentro das empresas brasileiras. “Temos que exercer o papel de sermos fontes de conhecimento e de fomentar diálogos sobre tendências e de temas que ainda geram dúvidas como é o caso do COSO, que passou por significativas mudanças no ano passado”, explica Edson.

No evento estarão executivos como Jerri Ribeiro, da PwC Brasil; Paulo Vanca, conselheiro do IIA Brasil e Paulo Baraldi, que atua como membro de comitês de grandes empresas. O IIA Brasil também será responsável pela a realização do (CLAI) 23a Congresso Latino-americano de Auditoria Interna, evento que acontecerá de 21 a 24 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR) e que deverá reunir mais de mil profissionais em torno de temas como combate a fraudes, corrupção corporativa, gestão e transparência de organizações públicas e privadas.

Serviço
Evento: Seminário de Auditoria – As transformações da Auditoria Interna
Quando: 23 de Agosto, de 8h30 às 12h30
Local: Hotel Belas Artes – R. Frei Caneca, 1199 – Cerqueira César, São Paulo
Inscrições e informações: eventos@iiabrasil.org.br – Tel.: (11) 5095-4045 – iiabrasil.org.br

Sobre o IIA Brasil
O Instituto dos Auditores Internos do Brasil completou 57 anos de fundação sendo uma das cinco maiores entidades da carreira do planeta, entre os 190 países associados ao The Institute of Internal Auditors –The IIA, a mais importante associação do setor no mundo. Referência na América Latina, o IIA Brasil auxilia na formação de outros institutos como o IIA de Angola. No Brasil, a entidade coordena todo o processo de obtenção de certificações internacionais, como o CIA (Certified Internal Auditor), além de promover debates, cursos técnicos, seminários e o Conbrai – Congresso Brasileiro de Auditoria Interna.

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome