Ainda há vagas para o II Seminário Paranaense de Perícia Contábil, em Curitiba

0
475

Em 29 de junho, acontece o II Seminário Paranaense de Perícia Contábil, organizado pela Comissão de Peritos Contábeis do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR). Destinado a contadores com registro regular nos Conselhos Regionais de Contabilidade e estudantes de Ciências Contábeis, o evento conta com intensa programação, que se estende das 8:15 até as 18:30 horas, e ocorrerá no Auditório Boleslau Sliviany, na sede da autarquia, em Curitiba. “A perícia contábil é uma atividade que vem expandindo-se cada vez mais em todo o País, especialmente após a entrada em vigor do novo Código de Processo Civil (CPC)”, explica o coordenador da comissão, Roberto Marques de Figueiredo.

O CPC determina que os tribunais devem manter um cadastro de peritos aptos a auxiliar os juízes sempre que a prova do fato depender de comprovação técnica. Visando colocar à disposição da sociedade e do Judiciário profissionais qualificados para realizar perícias na área contábil, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) criou, em 2016, o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC). Para ser um perito, o contador não é obrigado a integrar o CNPC, mas os que decidem fazer parte do cadastro passam pela chancela do Exame de Qualificação Técnica, prova aplicada periodicamente pelo CFC, e cumprem atividades de atualização profissional no âmbito do Programa de Educação Profissional Continuada.

“A qualidade da programação desta segunda edição do seminário denota a preocupação do CRCPR em incentivar o perito a manter adequado nível de conhecimento da ciência contábil, das Normas Brasileiras de Contabilidade, das técnicas contábeis, da legislação relativa à profissão contábil e àquelas aplicáveis à atividade pericial”, afirma o presidente da entidade, Marcos Rigoni.

As inscrições são gratuitas e ainda há vagas disponíveis. Para inscrições, clique aqui.

No dia do evento, os participantes deverão validar suas inscrições no ato do credenciamento mediante a doação de três quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados a entidades assistenciais cadastradas junto ao CRCPR.

Programação II Seminário Paranaense de Perícia Contábil (29/06):
08:00 – Credenciamento
08:15 – Solenidade de Abertura

08:30 às 09:50 – Palestra “Ética e Compliance no âmbito da profissão do perito contador”
Palestrante: Laudelino Jochem – Contador, especialista em Contabilidade e Finanças, especialista em Gestão Tributária, vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR. Auditor independente e autor de diversos livros nas áreas de finanças e contabilidade.

09:50 às 11:20 – Palestra “SPED – A contabilidade na Era Digital”
Palestrante: Ederlei Norberto Majolo – Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Graduado em Direito e graduando em Ciências Contábeis. Membro da equipe de especificação e desenvolvimento do SPED. Atualmente, exerce a função de Supervisor Nacional do SPED.

11:20 às 12:40 – Palestra “A reforma trabalhista e o impacto no trabalho pericial”
Palestrante: Luciano Augusto de Toledo Coelho – Graduado e mestre em Direito pela PUCPR. Juiz de Direito. Professor de pós-graduação da PUCPR e da Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná. Atualmente, é coordenador pedagógico na Academia Brasileira de Direito Constitucional e vice coordenador da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná.

14:00 às 15:20 – Palestra “Desafios da especialização profissional em perícia contábil”
Palestrante: Paulo Cordeiro de Mello – Economista e contador, perito judicial, professor universitário e autor de livros na área de perícia.

15:20 às 16:40 – Palestra “Improbidade administrativa – atuação da CGU e a perícia”
Palestrantes:
A. José William Gomes da Silva – Contador, com mestrado em Administração e especialização em Direito Administrativo, Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU desde 2005, atualmente, exercendo a função de Superintendente Regional da CGU no Estado do Paraná.
b. Roberto João de Abreu – Contador, com especialização em Auditoria e Perícia e formação no curso de Perito Contábil da Academia Nacional da Polícia Federal. Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, desde 2005.

17:00 às 18:20 – Palestra “O papel do perito contábil em processos de recuperação judicial”
Palestrante: Eduardo Boniolo – Contador, com MBA Executivo em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), perito judicial, professor universitário e autor do livro ‘Perícias em Falência e Recuperação Judicial’.

18:30 – Encerramento.

Por CRCPR

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome