A transformação digital promete grandes mudanças para os negócios e TI

0
164

Artigo escrito por Sridhar Iyengar*

O papel da TI está mudando diante da revolução digital, mas isso pode ser positivo

Transformação digital é um termo amplo, e por um bom motivo: ela tem potencial de não apenas reinventar as organizações, a maneira de como operam internamente, mas também como se relacionam e dão suporte aos clientes. Além disso, ela promete mudanças
significativas para o papel do departamento de TI dentro de um negócio.

Mudança incremental
A transformação digital voltada para os processos internos já está acontecendo em algumas organizações. Tem sido uma mudança lenta, que começou há vários anos quando setores como RH, finanças e marketing começaram a usar novos tipos de aplicativos para melhorar seu trabalho. O longo tempo para chegar a um consenso de opiniões era um desafio, portanto, uma das melhorias mais notáveis dessa tendência é criar mecanismos para a tomada de decisão mais rápida, baseada no trabalho coletivo.

A mobilidade e a computação em nuvem têm sido uma combinação poderosa na entrega do estágio inicial da transformação digital. Em primeiro lugar, a mobilidade liberou os executivos de suas mesas, sem cortar seu acesso a dados. Com informação relevante pronta para ser entregue em qualquer lugar, gerentes e líderes de negócios podem tomar decisões mais rapidamente. Em segundo lugar, as plataformas em nuvem fornecem grande armazenamento e computação poderosa para analisar e apresentar esses dados de
maneiras diferentes.

Na nuvem
A nuvem também é a razão pela qual as tecnologias de última geração, como Inteligência Artificial e Analytics, estão se tornando uma realidade. A AI exige muita capacidade de armazenamento e processamento, que está disponível pelas plataformas de nuvem. Sem
esse recurso, as organizações teriam de investir em supercomputadores. Um exemplo desse recurso está nos chatbots, que saíram do ambiente do consumidor para o espaço corporativo. Chatbots inteligentes, ou agentes de serviços automatizados podem entregar
suporte consistente ao cliente e melhor capacidade de resposta, reduzindo o custo das operações.

Acredito que não há barreiras na adoção. A segurança é um fator fundamental no cenário atual, mas provedores móveis e de nuvem têm economias de escalas, que permitem que invistam mais em segurança e proteção de dados do que qualquer empresa individual. À
medida que as organizações começam a usar mais essas tecnologias, rapidamente elas terão a comprovação de que melhoram a eficiência, reduzem custos das operações e resultam em melhor engajamento do cliente.

Papel crítico
A transformação digital irá mudar o papel da TI, que será essencial para entregar e possibilitar a transformação digital. Isso pode não parecer óbvio, a princípio. Quando os aplicativos em nuvem surgiram nas empresas pela primeira vez, muitos departamentos de
TI e líderes em tecnologia viram uma ameaça potencial aos seus papéis.

Alguns setores poderiam ignorar o departamento de TI para acessar aplicativos. Na verdade, esses setores perceberam que ainda precisam de um parceiro confiável para trabalhar com os fornecedores. A TI se tornou gerente de fornecedores, ficando entre a
empresa e esses novos provedores de tecnologia.

Com a transformação digital, a autoridade e influência da TI nas empresas vai aumentar. Quando um diretor de TI ou CIO consegue introduzir novas tecnologias transformadoras de maneira econômica, confiável e segura, ao mesmo tempo em que gerencia os riscos, ele
prova o verdadeiro valor da TI para o negócio.

*Sridhar Iyengar – vice-presidente da ManageEngine

Por ManageEngine

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome