Como eSocializar seu cliente – 7º passo

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21/01 – Jení Carla Fritzke Schülter para Notícias Contábeis do Contabilidade na TV*

Como mencionado anteriormente no artigo “eSocial em 2018: e agora?”, semanalmente divulgaremos os passos que ajudarão vocês, empresas de contabilidade, a eSocializar seu cliente e ter um eSocial mais tranquilo.

Estamos no passo número 7 e esse é o último passo ligado à ação, sendo que tivemos até agora os 6 passos anteriores que seguem:

1º passo – Analise e estude seu cliente (clique no título para ler o artigo completo)

2º passo – Aponte as atuais inconformidades (clique no título para ler o artigo completo)
3º passo – Elabore um passo a passo de cada processo (clique no título para ler o artigo completo)
4º passo – Conscientize e defina as atribuições de cada setor (clique no título para ler o artigo completo)
5º passo – Revise: cadastros, tabelas, contratos, atividades… (clique no título para ler o artigo completo)
6º passo – Faça a qualificação cadastral de todos os registros (clique no título para ler o artigo completo)
Os passos 1 e 2 são referentes a levantamento de dados. Passos 3, 4, 5, 6 e 7 são referentes a ação. E o passo número 8 refere-se a manutenção.
Peço licença para que nesse passo, eu possa transcrever esse artigo utilizando muito da minha experiência profissional, adquirida nos últimos anos implantando sistemas, treinando clientes e analisando implementações solicitadas pelos escritórios contábeis.
7° passo: Defina uma forma de integração automatizada
Durante os últimos três anos participei ativamente do desenvolvimento de uma ferramenta que resume tudo o que vamos falar neste artigo.
É uma ferramenta desenvolvida pensando no futuro, pensando no cliente final independente, pensando em devolver à contabilidade o seu papel fundamental, pensando na tecnologia, enfim, pensando no eSocial.
Você, escritório contábil, precisa ter uma forma de integrar as informações do seu cliente de maneira mais rápida, ou melhor, essa integração precisa ser instantânea, confiável, automatizada, transparente e intuitiva. E, de quebra, porque não dar mais autonomia para seus clientes possibilitando que eles tenham acesso às informações gerenciais sem a necessidade da interferência do escritório contábil?
Mas porque preciso mudar a forma de integração com a vinda do eSocial?
No RH NET Social, ferramenta da qual me referi acima, criamos acesso exclusivo aos clientes dos escritórios contábeis para que estes tenham o gerenciamento do seu quadro de colaboradores e administrem as informações que devem ser mensalmente ou até diariamente enviadas aos escritórios contábeis. E além disso desenvolvemos rotinas gerenciais que deixam seus clientes mais independentes, como emissão de prévia de rescisão, acompanhamento dos vencimentos de contratos, férias, estabilidades, avisos prévios, atestados periódicos, etc.
Assim como atualmente as empresas enviam as informações por e-mail, por planilhas Excel, por motoboy, por WhatsApp, por SMS, pelo Facebook, estas empresas continuarão enviando as informações, pois a origem da informação é na empresa, só que será via ferramenta web onde estará tudo organizado e disponível para consulta a qualquer momento do dia.
O que estou querendo dizer é que a empresa quando tiver em mãos os documentos de uma nova admissão já poderá fazê-lo e em menos de 30 minutos essa informação estará no escritório contábil sendo enviado ao eSocial.
Se repassarmos os 6 passos anteriores, podemos ver que todos se encaixam nesse 7º passo:
1º passo – Analise e estude seu cliente => Pela análise que fiz do meu cliente já sei o quanto trabalhoso será para ele se adaptar à uma integração, como o uso do RH NET Social.
2º passo – Aponte as atuais inconformidades => Apontei as inconformidades dos clientes e agora preciso disponibilizá-las dentro do RH NET Social para que as empresas façam os ajustes necessários.
3º passo – Elabore um passo a passo de cada processo => O passo a passo que criei dos meus processos está disponível dentro do RH NET Social para que meu cliente não consiga liberar uma nova admissão sem os dados completos ou sem o mesmo estar qualificado, por exemplo.
4º passo – Conscientize e defina as atribuições de cada setor => No RH NET Social podemos criar usuários adicionais que permitam que cada setor cumpra com suas atribuições.
5º passo – Revise: cadastros, tabelas, contratos, atividades => Todos esses dados estarão disponíveis dentro do RH NET Social para que os clientes dos escritórios contábeis tenham acesso e completem os dados faltantes.
6º passo – Faça a qualificação cadastral de todos os registros => Antes de fazer uma admissão o RH NET Social já nem permite fazer a admissão completa caso o colaborador não esteja qualificado. E todos os colaboradores, contribuintes e autônomos vinculados à empresa terão a sua consulta de qualificação cadastral disponível dentro do RH NET Social, para que tanto o empregador quanto o empregado saibam da situação atual.
Fazer o cliente do escritório contábil usar o RH NET Social ou qualquer outra ferramenta de integração on-line é pra mim a tarefa mais difícil de todos esses passos de “Como eSocializar seus clientes”, mas sei também que esse é nosso futuro, pode ser que esteja bem distante, mas o que me anima e muito é saber que existem muitos escritórios contábeis espalhados pelo país dispostos a fazer isso. E, sendo assim, posso afirmar que quem sair na frente já estará em vantagem e não sei se todos os demais conseguirão acompanhar os que foram pioneiros.
Agora já passamos por todos os passos que se referem ao levantamento de dados e as ações, espero realmente que esses artigos tenham lhe ajudado a esclarecer o que já pode ser feito antes de 2018 e dessa forma creio que todos levarão o eSocial mais a sério.
Agora você já está preparado para o passo seguinte e que será o último dessa série de artigos “Como eSocializar seu cliente”, que será publicado na próxima semana.
“Como eSocializar seu cliente – 8° passo”…não perca!
*Jení Carla Fritzke Schülter – Consultora e Analista de negócios da SCI Sistemas Contábeis

 

 

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